SINTESPE cobra agilidade na equiparação da gratificação e reajuste geral para a categoria
O Sintespe segue acompanhando de perto as ações do governo sobre a proposta que estende a gratificação referente à retribuição financeira por desempenho de atividades finalísticas aos servidores que ainda não a recebem. Por isso, diretores do Sindicato estarão presentes na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, a partir das 14 horas, cobrando do governador Jorginho Mello o fim da injustiça, durante cerimônia de abertura do ano legislativo de 2026, sob comando do novo presidente do parlamento estadual, Júlio Garcia.
De acordo com informações obtidas junto ao governo, a minuta do anteprojeto de lei, que havia voltado à análise, foi aprovada pelo Grupo Gestor e deve ser apresentada ainda neste mês na Alesc. Segundo documento abaixo, a equiparação será feita em duas parcelas: 60% a partir de janeiro de 2025, completando 100% em janeiro de 2026. O compromisso do governo é de que haverá incidência do triênio sobre a gratificação.
Além disso, a entidade reforçará a reivindicação de um reajuste geral para toda a categoria, destacando a necessidade de valorização de todos os servidores públicos estaduais.
Veja abaixo documento com trechos da minuta analisada pelo governo: