Golpistas anunciam a liberação de valores de Previdência Complementar

Servidores são vítimas de fraude

Golpistas anunciam a liberação de valores de Previdência Complementar

A diretoria do SINTESPE adverte aos servidores públicos aposentados, pensionistas e militares do Estado de Santa Catarina para estarem atentos ao novo golpe que está sendo aplicado na praça: pessoas de má índole estão se fazendo passar por representantes do Conselho Nacional de Previdência Complementar para oferecer supostos benefícios previdenciários e extorquir dinheiro dos incautos. Utilizando uma folha timbrada do Conselho Nacional de Previdência Complementar, os falsários notificam o contribuinte através dos Correios.

No documento, constam nome, endereço, cidade, CEP, o número de um suposto Procedimento Administrativo, além do CPF da possível vítima, informando que em 10 dias vai expirar o prazo para se habilitar ao resgate de valores referentes ao plano de Previdência Complementar. Findo o prazo, haverá a prescrição do crédito. Em outra simulação, os fraudadores utilizam o nome do ex-assessor jurídico do Sintespe, advogado Jaison Nascimento, informando que os servidores têm precatórios a receber. Em um primeiro momento, não chegam a pedir dinheiro, apenas aguardam que o servidor entre em contato, para depois extorquirem os valores.

Conselho emite Nota sobre as fraudes

O próprio Conselho Nacional da Previdência Complementar faz a advertência no site da instituição (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-nacional-de-previdencia-complementar), dando detalhes da tentativa de fraude. Veja:

“Nos últimos meses o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) tem recebido diversas manifestações sobre o envio de correspondência referente ao resgate das contribuições ao plano de previdência complementar. Ocorre que o CNPC não envia correspondências, links e nem faz ligações para tratar sobre valores a receber, portanto, trata-se de tentativa fraudulenta.

Para evitar que pessoas sejam prejudicados com essa prática, favor considerar as orientações abaixo:

• Em hipótese alguma, clique em links suspeitos enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS;

• Não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso a valores;

• A única forma segura de checar alguma informação sobre o CNPC, é através da página oficial do Conselho;

• Ao receber esse tipo de comunicação em nome do CNPC, recomendamos que seja feito Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Por fim, informamos que a Assessoria de Comunicação do Ministério do Trabalho e Previdência elaborou uma Nota de Esclarecimento para situações como essa, que pode ser encontrada no sítio eletrônico do Conselho Nacional de Previdência Social (Clique aqui) Brasília, 18 de maio de 2022.”