ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SETOR PÚBLICO ACONTECE NESTA QUINTA E SEXTA

ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SETOR PÚBLICO ACONTECE NESTA QUINTA E SEXTA

ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SETOR PÚBLICO ACONTECE NESTA QUINTA E SEXTA

Nesta quinta e sexta (29 e 30 de julho), acontece o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, organizado pelas centrais sindicais e entidades que representam o funcionalismo. O evento vai reunir servidores municipais, estaduais e federais de todo o Brasil para organizar a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) de Bolsonaro e Paulo Guedes. O encontro será realizado de forma online e vai discutir um plano de ação para preparar uma grande mobilização nacional contra a PEC 32.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.contrapec32.combr, onde também estão disponíveis o calendário de atividades e a programação. No dia 29 de julho, às 19h, o evento será transmitido publicamente através do Facebook e do YouTube “Contra a PEC 32”. Já no dia 30 de julho, a partir das 9h, o evento ocorrerá na plataforma ZOOM. O link de acesso será enviado por e-mail e pelo WhatsApp para todos que forneceram estas informações no ato da inscrição.

Desde o início de julho, já ocorreram 10 eventos locais (municipais e estaduais) de preparação para o Encontro Nacional. O objetivo é mobilizar os trabalhadores e conscientizar a população sobre os impactos da Reforma Administrativa no serviço público. Com a PEC 32, o governo quer eliminar as obrigações sociais do Estado, como saúde e educação, e ampliar ainda mais as privatizações, deixando a população completamente desassistida. As mudanças vão possibilitar um processo de demissão em massa de servidores e facilitar a contratação de apadrinhados políticos. A Reforma Administrativa está tramitando na Câmara dos Deputados e deve ser analisada no segundo semestre.

Além de elaborar um plano de lutas contra a PEC 32, o Encontro Nacional também irá discutir a greve geral do funcionalismo público, marcada para o dia 18 de agosto. Nesta data, também serão realizados atos, paralisações, mobilizações nos locais de trabalho, panfletagens em terminais de transporte público e outras agitações. Antes da greve geral, ainda haverá um ato em Brasília, no dia 3 de agosto, no retorno do recesso parlamentar, além de um conjunto de atividades que vão ajudar a mobilizar a paralisação do dia 18.

O Encontro Nacional do Setor Público é organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas, Pública, CGTB e Intersindical IL, além das entidades Fonasefe, Basta, Frente Parlamentar e UPB.

Confira abaixo a programação:

 

 

ACESSE AQUI: TUDO SOBRE A LUTA COINTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA

Acesse aqui tudo o que você precisa saber sobre a Reforma Administrativa: perguntas e respostas, notícias, cartilhas, mídia e muito mais!

 

O governo Bolsonaro segue com a política de arrocho sobre aqueles que são a ponta do atendimento do Estado aos cidadãos e cidadãs: os servidores públicos. Estes são o centro do fogo dos deputados e senadores que vêm aproveitando a pandemia e as condições de limitação de mobilização dos trabalhadores para passar, a toque de caixa, leis que esmagam o funcionalismo público, como a lei 173/2020 que congelou, de forma inconstitucional, os salários de todos os servidores do país até dezembro. Mesmo com algumas categorias conseguindo furar o bloqueio e receber reajustes (como os policiais civis, o Judiciário, Ministério Público e Legislativo), os que atuam na Administração Direta, Autárquica e Fundacional seguem amargando defasagem salarial que chega a mais de 60%! 

 

Os governos vêm utilizando a pandemia como “arma” para aprovar medidas de ataque e retirada de direitos dos trabalhadores, aproveitando a dificuldade de mobilização que a situação sanitária impõe.

 

Já em setembro, o SINTESPE alertava para o verdadeiro “Apocalipse estatal” que a reforma administrativa representa para o serviço público no país, com os princípios ou “mandamentos” que motivaram o conjunto das PEC’s 438/2018, 186/2019, 188/2019 e  32/2020. Um verdadeiro desmonte do Estado. Para início de conversa, na atual situação gravíssima que o Brasil enfrenta, este tema não deveria nem estar em debate, mas os governos vêm utilizando a pandemia como “arma” para aprovar medidas de ataque e retirada de direitos dos trabalhadores, aproveitando a dificuldade de mobilização que a situação sanitária impõe.

Reunimos aqui uma grande coletânea de informações sobre a Reforma Administrativa. Acompanhe as atualizações e junte-se à mobilização para salvar os serviços públicos! Acesse abaixo:

Campanha Nacional Contra a PEC 32

20 Perguntas e Respostas sobre a Reforma Administrativa

Notícias do Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais sobre a luta contra a Reforma Administrativa

Nota Técnica do DIEESE nº 250

Cartilhas sobre a Reforma Administrativa

Mídia (cards e vídeos)

 Outros materiais