Todo apoio à GREVE dos trabalhadores na Eletrosul
A diretoria do SINTESPE presta total apoio à GREVE dos trabalhadores na Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, iniciada nesta segunda-feira (10), em defesa de reposição salarial e garantia de direitos e emprego para todos eletricitários. Em plena data-base, a Eletrobras, privatizada pelo ex-presidente Bolsonaro, apresentou contraproposta em que se recusa a conceder reposição salarial para todos os trabalhadores, abre margem para a demissão de parte do quadro de pessoal colocando em risco todo o sistema energético brasileiro e retira direitos históricos.
De acordo com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), cerca de 80% da categoria aderiu à greve no início dessa semana – cerca de 6.400 dos 8.000 empregados. A dirigente sindical Cecy Marimon explica que “todas as bases da Intersul aderiram à greve, com exceção do Rio Grande do Sul, por conta de uma MP, e a expectativa é que rapidamente se resolva a situação no Dissídio Coletivo de Greve, onde a empresa será chamada à conciliação”.
É urgente que a Eletrobrás atenda as reivindicações da categoria, assim como o governo brasileiro reveja a privatização da empresa valorizando os serviços públicos.