Sites ajudam eleitor a encontrar candidatos por afinidade política

Sites ajudam eleitor a encontrar candidatos por afinidade política

Sistemas cruzam respostas de eleitor com aquelas cadastradas pelos postulantes aos cargos e apresenta uma lista de candidaturas mais alinhadas

Por: Rede Brasil Atual

 

Escolher um candidato nas eleições gerais deste ano, em um cenário de incertezas e descrença não é tarefa fácil. Escolher entre os 27.862 candidatos de 35 partidos é uma tarefa ainda mais complicada, já que no horário eleitoral, muitas falas acabam se reduzindo a nome e número, sem tempo para propostas. Para ajudar o eleitor a encontrar postulantes que se alinhem com suas ideias e interesses, organizações lançaram sites onde o eleitor responde sobre sua concordância em questões de vários temas e ao final recebe uma lista com os postulantes a mandatos que mais se alinham com suas ideias.

Cada página utiliza uma abordagem diferente. Alguns utilizam temas gerais que estão em discussão atualmente, como liberação do porte de armas e redução de direitos sociais. Há aquelas que se preocupam em revelar se o candidato responde a processos ou já foi condenado. Outros que alinham o eleitor aos partidos e não à pessoa de um candidato. Nem todos os candidatos estão nas listagens, já que para participar é preciso responder ao questionário da organização.

Calculadora de Afinidade Eleitoral, elaborada pelo site O Iceberg, alinha o eleitor com as candidaturas presidenciais. Dentre as questões estão a concordância com a reforma trabalhista, com o teto de gastos, com a política de preços variáveis dos combustíveis, a redução da maioridade penal e adoção do Programa Escola Sem Partido.

Do mesmo grupo, a Calculadora de Afinidade Partidária trás questões para ajudar o eleitor a escolher o partido em que deve votar nas eleições legislativas. Posicionamento sobre o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), sobre o financiamento de campanhas eleitorais e a privatização da Petrobras estão entre os temas.

#TemMeuVoto permite pesquisas de candidatos em todos os estados. Trás questões sobre candidatos que respondem a processos judiciais ou que já disputaram eleições, além de temas gerais como atuação do Estado na economia, liberdades individuais e quais as duas prioridades que o escolhido deve ter para os próximos anos. Dente as opções estão o combate ao desemprego, ações de desenvolvimento social, segurança pública e cidadania.

Focado em sustentabilidade, nova economia e direitos humanos, a página Voz Ativa também possibilita conhecer candidatos em todo o país. Dentre as questões propostas estão a garantia da manutenção, demarcação e homologação de terras indígenas e quilombolas, a flexibilização do registro e uso de agrotóxicos no Brasil e a tipificação dos crimes de caixa dois, enriquecimento ilícito e corrupção entre entes privado na legislação penal.