SINTESPE/SC pede mediação do presidente da Alesc para abertura de negociação com o governador

Dirigentes do Sintespe/SC protocolam oifício na Alesc solicitando mediação com o governo sobre data-base

Nesta quarta-feira (19), Marilene Pereira, Secretária de Finanças e Patrimônio, Sandoval Miguel dos Santos, Secretário de Assuntos Jurídicos, e Wolney Chucre, de Comunicação, protocolaram ofício do Sintespe/SC ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal (MDB) solicitando  uma abertura de negociação com o governo Jorginho Mello (PL) a respeito da pauta de reivindicações dos servidores estaduais.

Desde o ano passado, o Sintespe/SC tenta uma audiência com o governador com objetivo de efetivar o cumprimento da data-base e demais direitos pleiteados pela categoria. No dia 13 deste mês, em reunião na Sede da entidade, dirigentes do Sintespe/SC fizeram a mesma solicitação ao representante da Secretaria  Estadual da Indústria, Comércio e Serviços para abertura de uma mesa de negociação com o governador.

Equiparação das gratificações

A equiparação das gratificações, que já rende uma Ação Civil Pública protocolada pelo Sindicato em dezembro, é um dos destaques no ofício apresentado, levando em conta a enorme diferença de reajuste acumulado nas remunerações desde 2013. Enquanto servidores de determinados órgãos receberam reajuste de 254%, outros tiveram suas remunerações reajustadas em apenas 73%, por conta das gratificações.

O Sintespe/SC está atento e em luta pelos direitos dos servidores. Veja itens da pauta apresentados pelo Sindicato em ofício:

✓ Cancelamento do Confisco de 14%;

✓Cumprimento da Data Base com reajuste geral no mês de janeiro;

✓ Equiparação das gratificações;

✓ Plano de Cargos e Salários;

✓ Reajuste em janeiro das aposentadorias e pensões sem paridade e anulação dos atuais critérios que reduzem novas aposentadorias e pensões;

✓ Pagamento do triênio e concessão da licença-prêmio (período não contado na pandemia), com efeitos retroativos a janeiro de 2022;

✓ Concursos públicos;

✓ Pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem;

✓ Reajuste do vale alimentação.