SINTESPE reforça reivindicações ao secretário de Administração

SINTESPE reforça reivindicações  ao secretário de Administração

Audiência aconteceu na tarde do dia 11 de maio

Diretores do SINTESPE tiveram a primeira reunião com o secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann, na tarde do dia 11, para tratar das principais reivindicações da categoria que constam da pauta da Campanha Salarial, como a recomposição das perdas salarial (data-base em 1º de janeiro), equiparação das gratificações, aumento do valor do vale alimentação, fim do confisco de 14% nas pensões e aposentadorias, realização de Concurso Público e aplicação do piso nacional da enfermagem, entre outros pontos. A reunião é resultado da insistência do SINTESPE em conseguir uma audiência com o governador Jorginho Mello.

“Foi um avanço importante porque abrimos um canal de negociação com o governo, mas também a nossa luta e mobilização são fundamentais para conquistarmos as reivindicações. Vamos manter a tenda na frente da Assembleia Legislativa, em defesa do serviço público, como forma de pressão sobre o governo e os deputados”, adiantou a presidente do Sindicato, Marlete Aparecida Gonzaga, que esteve acompanhada dos diretores Sayonara Araújo Pessoa e Wolney Chucre. Ficou agendado uma nova audiência do governo com o Sindicato, dentro de 60 dias, para análise e apresentação das questões em estudo. “Continuamos mobilizados e na luta para que estes compromissos sejam efetivados, o serviço público respeitado e que a pauta dos servidores seja atendida”, afirma Marlete.

Veja os principais pontos em debate durante a reunião com o secretário:

* Equiparação das Gratificações
Foi criado um grupo de trabalho, com representantes do governo e dos servidores (já estão indicados os diretores do SINTESPE Claudete Gerhard e Rui Pereira Roeder), para reparar as injustiças salariais, garantindo a isonomia das gratificações;

* Triênios
O pagamento dos valores que ficaram congelados durante a pandemia (período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021) será parcelado e inicia no salário de junho/2023;

* Vale alimentação
O governo, através do Secretário de Administração, assumiu o compromisso de reajustar o vale alimentação, com possibilidade de dobrar o seu valor, no segundo semestre deste ano;

* Respeito à data-base
O secretário disse que somente vai analisar o cumprimento legal da data-base de 1º de janeiro depois de resolver a questão da equiparação das gratificações.

* Fim do confisco de 14%
Será feita uma revisão em relação à atual regra que estabelece o confisco de 14% dos aposentados e pensionistas. Governo deve apresentar uma proposta de mudança, no segundo semestre;

* Concurso Público
O governo deve realizar imediatamente a chamada dos servidores aprovados em concurso para a Secretaria de Administração Prisional (SAP) e Instituto Geral de Perícias (IGP). Novo concurso público somente em 2024, conforme a Resolução 007/2023;

* Piso Nacional da Enfermagem
Governo deve implementar imediatamente o piso nacional de enfermagem.