SINTESPE presente nas manifestações em defesa da democracia e dos direitos

Sindicato repudia a truculência da Polícia Militar durante a manifestação pacífica

O SINTESPE participou ativamente das manifestações realizadas no 11 de agosto, Dia de Luta em defesa da democracia, dos direitos, contra o golpe e por respeito à vontade popular que vai emergir das urnas eletrônicas, nas eleições deste ano no país. O Sindicato manifesta, também, veemente repúdio pela violência com que a Polícia Militar do governador Carlos Moisés agiu em repressão à manifestação pacífica realizada na região central de Florianópolis, no início da noite. “O exemplo vem de cima, do governador do Estado, que tem a Polícia Militar sob seu comando e é diretamente responsável pela truculência policial”, protesta o diretor de Comunicação do Sindicato, Wolney Chucre.

Pela manhã, a presidenta do SINTESPE, Marlete Aparecida Gonzaga esteve no lançamento da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito, realizado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A Carta atingiu no dia de hoje (12) mais de 1 milhão de assinaturas no Brasil e segue recebendo adesões. No período da tarde, às 17 horas, a diretoria do Sindicato participou em peso da manifestação de rua, realizada no Largo da Alfândega e convocada pela CUT, demais centrais sindicais e pelos estudantes.

Durante a reunião mensal, na manhã de hoje, a diretoria do SINTESPE tirou como encaminhamento expressar repúdio à violência da Polícia Militar durante o Ato Público, intimidando, agredindo as pessoas com cassetetes, marchando com a cavalaria contra os manifestantes e atirando com balas de borracha, numa atitude totalmente irresponsável e fora de controle. Às 14 horas, o SINTESPE ainda esteve no Ato na frente do 5º Departamento de Polícia Civil, para onde foi levada a estudante detida pela Polícia Militar durante as manifestações.

Assembleia Geral no dia 16 de agosto
O SINTESPE está organizando caravanas de servidores, que virão das principais regiões do Estado para participarem da Assembleia Geral que acontece às 13 horas do dia 16 (terça-feira), na Praça Tancredo Neves, na frente da Assembleia Legislativa. O Sindicato está disponibilizando ônibus, alimentação e toda a estrutura necessária para receber os servidores que vierem a Florianópolis. Entre os assuntos a serem debatidos durante a Assembleia estão o abaixo-assinado pelo fim do confisco de 14% nos benefícios de aposentados e pensionistas e Justiça aos servidores que ficaram de fora da segunda gratificação, concedida ano passado pelo governo do Estado e que discriminou aproximadamente 9 mil servidores. O SINTESPE deve ingressar com ação coletiva em defesa desses servidores.