SINTESPE presente na reunião com o ministro Luiz Marinho

Encontro aconteceu no dia 23 de fevereiro, na superintendência regional do trabalho

Os diretores Wolney Chucre e Sandoval Miguel dos Santos representaram o SINTESPE no encontro de dirigentes sindicais de Santa Catarina com o ministro do Trabalho, Emprego e Renda Luiz Marinho, realizado na Superintendência Regional do Trabalho, em Florianópolis, na tarde do dia 23 de fevereiro. O auditório esteve lotado para receber o ministro. Além do superintendente regional do Trabalho, Paulo Eccel, estiveram presentes lideranças políticas estaduais e nacionais. “Há muitos anos não recebíamos um ministro do Trabalho na Superintendência e é muito importante esse diálogo sobre os problemas que envolvem o mundo do trabalho e a classe trabalhadora”, enalteceu Paulo Eccel. Para o diretor de comunicação do SINTESPE, Wolney Chucre, a visita do ministro deixa clara a necessidade das entidades de defesa da classe trabalhadora intensificarem a luta contra os retrocessos da democracia no nosso país”.

Revogação da contrarreforma trabalhista, combate às terceirizações no serviço público e na iniciativa privada, maior fiscalização sobre as condições de trabalho, reestruturação das delegacias Regionais de Trabalho, custeio das entidades de defesa dos trabalhadores foram algumas das reivindicações dos representantes das centrais sindicais feitas ao ministro. Luiz Marinho fez questão de destacar que o Brasil passa por um processo de reconstrução da democracia, mas que enfrenta uma composição desfavorável no Congresso Nacional. “O que se faz hoje é um milagre, diante da base de apoio que tem o governo”, advertiu. O ministro anunciou a realização de concurso público para preenchimento de 900 vagas de auditores fiscais no MTbº, e convocou as lideranças sindicais a mobilizar a classe trabalhadora para impedir novos retrocessos. “Precisa voltar a luta pela redução da jornada de trabalho, o combate ao trabalho intermitente, a necessidade de homologação das rescisões de contrato de trabalho nos Sindicatos”, entre outras, sugeriu.

Direores sindicais Wolney e Miguel e ministro do Trabalho Luiz Marinho ao centro