SINTESPE participa de Audiência Pública na ALESC

O SINTESPE compareceu com representação forte da categoria à Audiência Pública na ALESC na noite dessa segunda-feira (18). O evento contou com a presença das principais lideranças sindicais do Estado, federações, além de representantes de movimentos populares como o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia) e do deputado federal Pedro Uczai.

A iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional tem como objetivo fortalecer a luta contra as privatizações de setores estratégicos como a energia elétrica (Eletrosul), saneamento (Casan), financeiro (BRDE, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) e portuário (Porto de São Francisco do Sul), além da promoção da valorização dos trabalhadores e visando o combate aos crescentes ataques dos governos Bolsonaro e Moisés (PEC Paralela, Reforma Administrativa Federal e o mais recente pacote de PEC’s enviado ao Congresso Nacional).

O Auditório Antonieta de Barros, recebeu as principais lideranças sindicais do Estado.

Para o proponente da audiência pública e coordenador do Fórum Parlamentar pelo Fortalecimento das Empresas Públicas, deputado Fabiano da Luz, o governo federal está na contramão daquilo que está ocorrendo em governos fortes, como os EUA, que é um governo capitalista. “Eles têm lá, que a energia, a água e o serviço público são considerados patrimônio nacional e, inclusive, são protegidos pelas forças armadas. Aqui, no Brasil, estamos vendo que defendem o contrário. É o governo querendo vender, entregar e enfraquecer aquilo que é nosso maior patrimônio, que é o serviço público.”

Falando em nome do SINTESPE, o Secretário de Comunicação, Wolney Chucre, salientou a relevância do Porto de São Francisco do Sul para a economia catarinense e conclamou um combate mais efetivo no âmbito estadual.

Ao final da audiência, foram aprovados o manifesto e documento universal das entidades participantes, bem como a intensificação da luta já na próxima semana, que deve ocorrer na forma da construção de audiências nas câmaras municipais e de uma grande mobilização nacional.

Com informações de: AgênciaAL

Fotos: Tiago Vergara e AgênciaAL