Sintespe está em Brasília na luta para barrar a proposta de “reforma” administrativa

Diretor sindical Maurino Silva representa Sintespe/SC na luta contra a PEC 32

O diretor sindical Maurino Silva está em Brasília nesta semana, representando o Sintespe/SC  junto ao Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina na luta para barrar a destruição dos serviços públicos, travestida de “reforma” administrativa. São centenas de servidores das três esferas que se deslocam de suas cidades e estados para a Capital federal, todas as semanas, numa agenda de lutas contra a proposta do governo Bolsonaro. A agenda inclui a recepção de parlamentares no aeroporto de Brasília, manifestações públicas, no Congresso e a busca por diálogo com os deputados e assessorias em seus gabinetes.

Após a recepção dos parlamentares no aeroporto nesta terça-feira (9), os servidores realizaram um ato público no anexo 2 da Câmara dos Deputados e também acompanharam o segundo turno da votação da Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, conhecida como a PEC do Calote nos precatórios. Caso aprovada em segundo turno, a PEC 23 segue para votação no Senado e se não for derrotada a tempo, vai prejudicar entes federativo e também cidadãos, trabalhadores e aposentados, que aguardam o pagamento das dívidas da União já reconhecidas pela justiça. A PEC pretende limitar o pagamento dos precatórios anualmente.
Em depoimento, deputados afirmam que a PEC dos precatórios vai render R$ 53 bi em emendas parlamentares. Já a PEC 32/2020, da “reforma” administrativa, pretende ampliar a terceirização, tirar a obrigatoriedade da União, estados e municípios com os serviços públicos, reduzir jornada e salários e facilitar ainda mais a demissão de quem trabalha no serviço público.

Agenda segue na quarta e quinta-feira
Às 14 horas destas quarta (10) e quinta-feira (11), outras atividades contra as PECs estão marcadas para acontecer em Brasília, juntamente com mobilizações nas redes sociais. Em Santa Catarina, o Fórum está organizando cafés em frente às casas dos deputados federais eleitos para conversar com a comunidade e com os presentes sobre as consequências da “reforma”.
O Sintespe/SC convida a categoria a acompanhar as atividades assim como a participar das mobilizações nas redes sociais. É possível enviar mensagens ou publicar textos marcando os deputados e deputadas nas redes sociais, a fim de sensibilizá-los a votarem NÃO às duas propostas. Use a hashtag #SeVotarNaoVolta.