SINTESPE busca apoio de deputados à campanha salarial dos servidores

A diretoria do SINTESPE esteve na Assembleia Legislativa, na tarde do dia 25, e entregou a pauta de reivindicações da campanha salarial dos servidores ao deputado estadual Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão do Trabalho na Alesc – veja ofício aqui. O deputado chegou a apresentar uma proposta de Emenda à reforma administrativa do governo Jorginho Mello com o objetivo é de reparar as grandes diferenças entre as gratificações pagas aos servidores públicos. Ivan Naatz disse que retirou a proposta, a pedido do governador do Estado, que assumiu o compromisso de enviar um Projeto de Lei do Executivo, com o mesmo teor. “Estamos à espera”, disse.

A isonomia das gratificações é uma bandeira de luta do SINTESPE. A assessoria jurídica do Sindicato, inclusive, ingressou com Ação junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), reivindicando a extensão ou equiparação da segunda gratificação de retribuição financeira com a incidência dos triênios, durante o mandato do ex-governador Carlos Moisés. Os diretores do SINTESPE também insistiram na necessidade do cancelamento imediato dos 14% retirados todo mês de aposentados e pensionistas. O próprio deputado chamou a medida de “confisco” e votou contra ela, durante a aprovação da contrarreforma da previdência do governo Moisés, em 2021. Ivan Naatz colocou a Comissão do Trabalho à disposição para debater a situação dos servidores.

Ainda no período da tarde, o SINTESPE também entregou ao deputado Volney Weber o pedido de apoio às reivindicações da campanha salarial dos servidores públicos, cuja data-base é 1º de janeiro, e agendou uma audiência para o dia 16 de maio, no gabinete do deputado. Até o momento, o governador Jorginho Mello não abriu um canal de negociação com o Sindicato, embora tenha conhecimento da pauta de reivindicações da categoria. “Esperamos que os deputados se sensibilizem e pressionem o governador, diante das dificuldades enfrentadas pelos servidores, cujos salários estão congelados há anos enquanto custo de vida só aumenta”, reivindicou a presidenta Marlete Gonzaga, que esteve acompanhada das diretoras Claudete Gerhard, Mariléia Gomes e Sayonara de Araújo Pessoa e do diretor Wolney Chucre.
Fotos: Assessoria de imprensa do deputado Ivan Naatz

Diretores do SINTESPE reúnem-se com deputado Ivan Naatz. Crédito: Assessoria de imprensa do deputado Ivan Naatz

Clique no link abaixo para acessar o documento entregue ao deputado Ivan Naatz

Of. Deputado Ivan Nataz