Servidores da SIE aprovam contraproposta coletiva de reajuste, valorização e concurso público

Em assembleia realizada nessa terça-feira (05), em Florianópolis, servidores da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE/SC) aprovaram por unanimidade a contraproposta da Campanha Salarial a ser apresentada em reunião com o governo agendada para quarta (06). A contraproposta aprovada foi construída coletivamente entre SINTESPE e associações ASDEOH, ASDER, ASTER e ASSEINFRA em resposta à proposta enviada por e-mail pelos secretário e secretário adjunto da Pasta, Jerry Comper e Ricardo Grando, e considerada insuficiente pela categoria.
Ao invés de 15% de reajuste em forma de gratificação e a criação de uma outra gratificação por função de chefia, os servidores reivindicam 20% em gratificação mais 20% de equiparação com outros órgãos, a criação de Gratificação por Responsabilidade Técnica, a incidência do triênio nas gratificações, a criação de um Grupo de Trabalho para elaboração de um plano de carreira, bem como a realização de concurso público. São 614 servidores ativos e mais de 1535 inativos para atuar em todos projetos de infraestrutura do estado, inclusive o Estrada Boa, o Estrada Boa Rural, o Casa Catarina, entre outros.
De acordo com o assessor econômico do Sindicato, Maurício Mulinari, somente neste primeiro semestre, o superávit nas contas do Estado foi de R$ 6 bilhões. Ele chama atenção de que faz 20 anos, praticamente, que os gastos com pessoal não atingem sequer o limite prudencial (46,5%) permitido pela Lei da Responsabilidade Fiscal. Atualmente, esses gastos não chegam a 39% e, se o governo acatar o pedido da Assembleia, os custos não vão ultrapassar 39,2% do orçamento.
_*Categoria unificada*_
A importância da unificação da categoria foi comemorada por todos os representantes das associações, assim como pela arquiteta Fernanda Menezes, servidora desde 1985 no órgão. “Se o corpo de trabalhadores está unificado, maior o ganho de todos”, avalia.
Marlete Gonzaga, presidenta do SINTESPE, afirma que a partir dessa assembleia, Sindicato e essas associações estarão sempre juntos nas negociações. Para ela, a proposta apresentada pela Secretaria mostrou boa vontade do governo em relação às reivindicações, porém restringiu ganhos e atacou direitos já referendados.
Presente em um momento da Assembleia, o Secretário Jerry Comper, se colocou à disposição de atender os servidores e ouvir a contraproposta aprovada.
Após reunião com o secretário, uma nova reunião com a categoria deve ser convocada pelas entidades dos trabalhadores.