Secretário de Administração diz que governador não vai deixar ninguém para trás
Na terça, dia 4 de fevereiro, o Secretário de Administração do Estado de Santa Catarina, Vânio Boing, disse para diretores de sindicatos que fazem parte do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, doi qual o SINTESPE participa, que “o Governador não vai deixar ninguém para trás”. Com a declaração, Vânio deu a entender que Jorginho Mello pretende recompor perdas salariais acumuladas nos últimos anos pelas categorias dos serviços públicos estaduais, principalmente aposentados(as).
O assunto surgiu durante uma reunião articulada pela deputada estadual Luciane Carminatti (PT) para discutir o SC Saúde, plano de saúde complementar de quem trabalha no serviço público estadual. E a declaração do Secretário surgiu depois que os sindicalistas mencionaram o aumento de 21,5% que contempla mais de 35 mil servidores da Segurança Pública.
Ainda na terça, logo depois da reunião com Vânio, os sindicalistas que representam as categorias do serviço público catarinense ligados ao Fórum decidiram articular uma mobilização conjunta por ganho real e pela recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos, entre outras pautas.
O economista Maurício Mulinari acredita que o Governo de SC tenha fechado o ano de 2024 com um superávit expressivo, pelo menos R$ 2,5 bilhões teriam ficado no caixa do Governo. Mesmo assim, muitas categorias dos serviços públicos estaduais não receberam sequer o reajuste inflacionário de 4,83% (IPCA-IBGE) registrado durante o ano passado.
Crédito da foto: Bruno Cruz