Saúde: Sindicato cobra melhorias, reajuste e direitos dos servidores

Diretores do SINTESPE reuniram-se com o secretário da Saúde, Diogo Demarchi, nesta segunda-feira (26) para tratar das reivindicações dos servidores da Pasta. Além de cobrarem a efetivação do reajuste e a incorporação dos valores referentes à insalubridade, os diretores Marileia Gomes, Marilene Pereira e o assessor jurídico Rivera Vieira levaram ao secretário denúncias e pedidos de melhorias das condições de trabalho e direitos reclamados por trabalhadores das regiões de Blumenau e Lacen, nas últimas semanas.
Em visita à região de Blumenau e também ao Lacen, dirigentes do SINTESPE se depararam com diversas queixas da categoria a respeito do pagamento das horas trabalhadas em viagem, acúmulo de funções e níveis de insalubridade, entre outros.
Seguindo os passos do processo de incorporação da Hora-Plantão às aposentadorias garantida agora pela lei 19.289/2025, o Sindicato solicitou que a Secretaria trate com o governo medidas administrativas para assegurar esse direito aos servidores, já que ao se aposentarem, sofrem com perdas significativas nos salários. Diogo se comprometeu a buscar uma solução para essa reivindicação junto aos Secretário de Administração.
Reajuste e concurso público
De acordo com o Secretário, a primeira parcela do reajuste acordado com a categoria será paga em folha suplementar de maio. O projeto de lei do governo está em tramitação na Legislativo. Teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e agora segue para as Comissões de Finanças e Tributação e a de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Questionado sobre a realização do concurso e a falta de pessoal, ele ainda afirmou que um edital com 600 vagas deve ser publicado nos próximos meses, entre junho ou julho.
O Sindicato continuará na defesa da categoria pelo atendimento de todas as reivindicações.