Regionais de Saúde: SINTESPE mobiliza categoria

Regionais de Saúde: SINTESPE mobiliza categoria

Gerência Regional de Tubarão será mantida

Uma das pautas que tem movimentado o Governo do Estado nesses dois primeiros meses de gestão é o fechamento das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) e a extinção das Regionais de Saúde.

O decreto do Governo foi publicado em janeiro e o processo de desativação das ADRs já está em andamento. As Regionais de Saúde também deverão ser reduzidas, o que poderá comprometer severamente os atendimentos de saúde pública em todo o Estado de Santa Catarina.

Informações preliminares dão conta que as regionais estão sendo reduzidas de 19 para cinco. Em nota publicada nesta terça-feira (12/02), no Jornal Notícias do Dia, foi informado que as unidades de Araranguá e Tubarão continuarão ativas, já que estas estão lotadas “em prédios próprios, com servidores de carreira, o que não traria maior ônus (ao Estado). Nem todas as regionais estão garantidas, muito dependerá da pressão política de cada uma dessas unidades”, conclui a nota publicada, que atribui a iniciativa de movimentação política a um deputado estadual.

Vale lembrar que, desde o anúncio da extinção das Regionais, o SINTESPE esteve preocupado, mobilizado e acompanhando diretamente a questão juntamente com a categoria. Desde antes da publicação desta nota, a pressão política junto aos parlamentares tem sido uma das estratégias para garantir que a saúde catarinense não sofra um processo aprofundado de precarização. O sindicato também acompanha a situação de servidores que tem sido ameaçados.