Nota de repúdio ao jornal Notícias do Dia

Há anos o SINTESPE alerta para a investida do Governo contra o Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra). Esta importante autarquia tem sido deixada para trás de diferentes maneiras, seja pela não realização de concursos públicos que atendam a necessidade de revitalização do órgão ou pelo esquecimento na elaboração de um plano de cargos e salários. “Os quadros técnicos, formados por engenheiros, laboratoristas, agrimensores, motoristas, mecânicos e operadores de máquinas, estão defasados há anos, por exemplo”, afirma o presidente do sindicato, Antonio Lins, que também é servidor da autarquia.

Em dezembro do ano passado, enquanto antecipava algumas das novidades de seu governo, Carlos Moisés (PSL) já havia declarado que o Deinfra seria extinto, ao passo que as atividades desempenhadas seriam atribuídas à outras secretarias e seus servidores seriam realocados. Utilizando a mesma tática de administrações anteriores, Moisés inicia o desmonte do órgão com a ajuda da imprensa catarinense, que atua novamente com a intenção de colocar a opinião pública contra os servidores.

Publicada pelo Jornal Notícias do Dia em 25 de fevereiro e intitulada “Funcionários do Deinfra receberam gratificação milionária com reforma da Hercílio Luz”, a reportagem tem a clara intenção de condenar a formação de uma comissão de fiscalização da reforma da ponte Hercílio Luz, bem como o fato de a referida comissão ser formada por servidores de carreira que receberam gratificações para desempenhar tal função.

O SINTESPE entende que o Deinfra é formado por trabalhadores competentes, que atuam na elaboração de projetos de construção, conservação, sinalização e manutenção de rodovias, pontes, passarelas e viadutos. “Enquanto a reportagem do jornal critica a composição de uma comissão formada por servidores, nós condenamos a atitude do Governo em contratar empresas terceirizadas de consultoria para desempenhar um papel que os servidores do órgão são capazes de realizar”, acrescenta o presidente do SINTESPE.

A técnica de apontar que os trabalhadores do serviço público são privilegiados e precisam ter seus direitos cortados já é velha conhecida.  Assim prossegue o jogo realizado pelos veículos de imprensa, no estado e no país, que se mostram personagens cada vez mais complexos e com discursos que atuam na defesa de interesses de governos e empresas. O SINTESPE manifesta seu repúdio frente às atividades dessa imprensa irresponsável, que minimiza a publicação de outros pontos de vista e cria armadilhas em sua narrativa para provocar a fúria e a indignação seletiva da população.