Nota de apoio à GREVE no magistério catarinense
A diretoria do SINTESPE vem por meio dessa nota prestar apoio aos trabalhadores da rede estadual de educação de Santa Catarina que estão em GREVE desde o dia 23, último, pela valorização da carreira com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação. De acordo com o SINTE, Sindicato da categoria, os trabalhadores no magistério estão sem receber reajuste desde 2021.
Apesar de um superávit extra de R$2,7 bilhões na receita estadual, o governo de Jorginho Mello (PL) quer enganar a população ao dizer que não tem recurso para atender as reivindicações dos servidores.
Um governo que defende a educação prioriza seus trabalhadores e respeita seus direitos, porém esse não parece ser o objetivo de Jorginho. Quem frequenta as escolas estaduais sabe das reais condições e constantes faltas de estrutura física e de profissionais na rede que atende milhares de estudantes catarinenses, enquanto grandes devedores são premiados com descontos de quase 4 bilhões sobre juros e multas de impostos atrasados nos últimos 10 anos com o Estado.
Governador, atenda as reivindicações dos servidores. A continuidade da GREVE é sua responsabilidade.