Mulheres nos espaços de poder

Sintespe participa de debate sobre direitos das mulheres

SINTESPE apoia o Seminário “Direitos e Feminismos em Perspectivas

O SINTESPE participou, como entidade apoiadora, do seminário “Direitos e Feminismos em Perspectivas – estratégias de luta contra o patriarcado, a violência e a opressão”. O evento foi promovido pelo escritório Garcez Advogados Associados, em parceria com o Sinjusc (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de SC) e Sinergia (Sindicato dos Trabalhadores em Energia Elétrica de Florianópolis) e aconteceu no dia 6 de julho. As advogadas Suellen Moura, Elisa Alves e Maria Paula Lozano (advogada de movimentos sociais em Buenos Aires, Argentina) falaram sobre as formas de opressão contra as mulheres protagonizadas exatamente por quem as deveriam proteger, como o Estado, por exemplo.

Durante o seminário, Maria Paula Lozano lançou o livro “Direito Laboral Feminino”, escrito durante a pandemia em parceria com mais duas colegas de regiões diferentes da Argentina. As diretoras do SINTESPE Marlete Aparecida Gonzaga (presidente), Sayonara de Araújo Pessoa (secretária de Formação Sindical) e Mariléia Gomes (secretária de Assuntos dos Aposentados e Pensionistas), além do diretor Wolney Chucre (secretário de Comunicação) e de Antônio Battisti (vice-presidente) prestigiaram o evento, realizado no Sinjusc.?

Ocupar espaços de poder para diminuir a desigualdade. Essa é a única alternativa para as mulheres que desejam romper com os preconceitos, com o machismo e o racismo estrutural com o qual convivemos no Brasil e que, nos últimos anos, se tornou bastante visível. A vida das mulheres, em especial as da classe trabalhadora e as mulheres negras nunca foi fácil e essas dificuldades, essa opressão sofrida ao longo de séculos está finalmente sendo discutida dentro do movimento sindical, que não está disposto a lutar apenas por aumento salarial, mas avançar na forma de organização social.