Fórum de Defesa do Serviço Público lança Plataforma Política às eleições

Fórum de Defesa do Serviço Público lança Plataforma Política às eleições

Documento foi entregue aos candidatos que disputam o processo eleitoral de 2 de outubro, no Estado

 

Nada menos do que 23 entidades dos servidores públicos das três esferas e dos três poderes, e duas Centrais Sindicais (CUT e CTB) lançaram na noite do dia 13 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de SC (Sinjusc), em Florianópolis, a Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público. O auditório esteve lotado. O documento, com 21 páginas, traz as principais reivindicações da categoria a serem defendidas e implementadas pelos eleitos em outubro desse ano. Dezenas de candidaturas a deputado estadual e federal, dois candidatos ao Senado e dois ao Governo do Estado estiveram presentes no evento, também transmitido pelo canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=TrWO_gz0ixs), e puderam se manifestar, presencialmente e através de vídeos.

O SINTESPE esteve representado por mais de 20 diretores no lançamento da Plataforma, vindos das regiões de Canoinhas, Lages, Blumenau, Bom Retiro, Araranguá, Imbituba, Itajaí, além de Florianópolis. Entre os candidatos presentes, também esteve o diretor do SINTESPE Gabriel Pereira Escobar, do Coletivo Juventude do Lula (PT), união de 10 lideranças comprometidas a lutar “contra o sucateamento do serviço público e contra as privatizações”. Gabriel é servidor do Porto de Imbituba e ainda defendeu a imediata realização de concurso público, “para repor a defasagem de servidores no Estado”.

Logo no início do lançamento foi apresentado um vídeo contendo as ações desenvolvidas pelo Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro, em Brasília, e em Santa Catarina, como passeatas no centro de Florianópolis e a emblemática faixa afixada na Ponte Hercílio luz, com os dizeres: “Os Sindicatos dos Trabalhadores de Santa Catarina estão defendendo a tua vida! Contra a Reforma Administrativa!” Também mostrou a mobilização da categoria na frente da Assembleia Legislativa, na luta contra a reforma da Previdência do governo Carlos Moisés, retratando a violência e truculência policial sobre os servidores que se manifestavam pacificamente.

Nos pronunciamentos dos candidatos, a indignação pelo confisco de 14% nos benefícios dos aposentados e pensionistas do Estado, imposto pelo governador Carlos Moisés desde novembro do ano passado, assim como a necessidade de lutar pela revogação da emenda do teto de gastos (EC 95) e das contrarreformas trabalhista e previdenciária dos governos Temer e Bolsonaro, respectivamente. “Precisamos de deputados e deputadas que estejam do lado dos trabalhadores e das trabalhadoras, vamos votar e eleger os representantes do povo”, publicou a diretora do SINTESPE, Sayonara Araújo Pessoa, no chat do canal youtube. A solenidade foi coordenada pelo presidente do Sinjusc, Neto Puerta, e pela professora Elenira Vilela.

A Plataforma

A Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público aos candidatos e candidatas às eleições de outubro de 2022 está dividida em sete eixos principais: “Democracia e Soberania Popular”, “Defesa dos Serviços e Empresas Públicas e Valorização das(os) Servidoras(es)”, “Fortalecimento das Políticas Sociais de Saúde e Educação”, “Combate à Desigualdade Econômica e Social”, “Desenvolvimento Econômico Sustentável com Trabalho e Dignidade”, “Defesa das Instituições e Leis de Proteção Trabalhista e Sindicais”, e “Direitos Humanos e Combate às Discriminações”. O Fórum reúne aproximadamente 370 mil trabalhadores das três esferas e dos três poderes, na defesa do serviço público gratuito, universal e de qualidade, bem como dos profissionais que nele trabalham. Acesse a íntegra da Plataforma.