Florianópolis: as pontes pedem socorro

Florianópolis: as pontes pedem socorro

Não é de hoje que as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos pedem socorro. Um alerta para o estado deplorável de conservação das mesmas soou novamente no fim da tarde de quarta-feira (13/02) quando um pedaço da junta metálica se soltou do asfalto da Ponte Pedro Ivo, causando congestionamentos e interdição parcial.

Milhares de pessoas transitam diariamente pelas pontes, que são as únicas duas estruturas que ligam a ilha de Florianópolis ao continente. A travessia se torna cada vez mais insegura. Felizmente o ocorrido não representou danos maiores, mas sem dúvida isso tudo reacende o debate sobre a mobilidade urbana da capital do Estado e da necessidade de priorização das reformas.

Entra governo e sai governo, a morosidade continua a mesma. E não é por falta de aviso. Em 2015 o Deinfra já havia constatado o processo de deterioração através de um estudo. Falhas foram constatadas nas estruturas das duas pontes e intervenções em curto prazo foram sugeridas. Algumas foram até aplicadas, mas outras permaneceram no sonho. Outras conclusões apontaram para um acelerado processo corrosão do concreto, necessidade da remoção de tubulações internas, correção de falhas no revestimento asfáltico e reconstituição do mesmo.

O desgaste é pelo tempo e pela falta de manutenção, mas é também por um descaso dos governos estadual e municipal, que nunca olharam diretamente para a questão da mobilidade como uma prioridade. Será necessária uma tragédia de grandes proporções para que os governantes comecem a priorizar a reforma das pontes e o investimento em outras formas de mobilidade?

Neste caso recente envolvendo a ponte Pedro Ivo Campos, a medida tomada foi paliativa: a placa que se desprendeu foi soldada e o trânsito ficou normalizado. O Secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, disse em entrevista à televisão que “não há risco de colapso”, mas o Ministério Público de Santa Catarina entrou com uma ação na Justiça na quinta-feira (14/02) solicitando que o Governo do Estado e o Deinfra apresentem uma ordem de serviço para a reforma de ambas as pontes. Vale lembrar que nenhuma delas passou por uma grande reforma desde que foram inauguradas.

 

Foto: CBN