Em defesa da democracia
A horda extremista de direita manifestou indignação nas redes sociais com a inauguração do Museu da Democracia pelo governo federal, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (STF), no dia de hoje (8). Este é mais um patrimônio público intocável e protegido da depredação, na capital federal. O senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) levou uma saraivada de vaias e memes ao criticar o investimento, que tem caráter cultural e histórico. Um ano após a invasão dos três poderes naquela tentativa frustrada de golpe, em Brasília (DF), inicia a nova fase da Operação Lesa Pátria com vistas a punir os financiadores dos ataques. Nenhum militar foi punido até o momento e agora o ex-vice-presidente do governo passado tenta passar no Senado um Projeto de Lei que pede anistia aos golpistas.
O SINTESPE defende a punição de todos os verdadeiros responsáveis pelo terrorismo do 8 de janeiro e que ainda continuam impunes. Sem anistia para golpista! Somente assim protegemos a nossa democracia, efetivamente. É preciso estar alerta para combater as tentativas antidemocráticas, vergonhosas e imorais, como é o caso da nomeação do filho do governador Jorginho Mello para a Casa Civil. No dia 4 de janeiro, o SINTESPE protocolou uma ação civil pública contra a medida, caracterizada como nepotismo. Naquela mesma noite, a nomeação foi suspensa em decisão do desembargador substituto, juiz João Marcos Buch, por violar os princípios da moralidade e impessoalidade, em ação movida pelo PSol/SC. “… Não pode o chefe de Poder tratar a máquina pública como coisa privada e transformá-la em entidade familiar”, sentenciou o magistrado ao acatar o pedido de liminar.
Jorginho Mello também desrespeita a democracia nas escolas, ao propor um processo de eleição para direcão de escola impossível de se concretizar, já que vincula a posse do eleito ao voto de 50% mais um dos professores, dos estudantes e de seus pais. Um processo de eleição direta fajuta, motivo de indignação e mobilização em todo o Estado. “Governador, respeite o nosso voto. Democracia Sim! Intervenção Não!” diz a convocação para o ato que acontece nesta terça-feira (9) em frente à Secretaria de Educação do Estado, centro de Florianópolis. Exigimos respeito à vontade da comunidade escolar. A nossa democracia precisa ser protegida constantemente e isso significa denunciar atos golpistas, combater as fake news, promover a cultura e defender a eleição direta para diretores de escolas.