Neste domingo teremos a eleição para conselheiros tutelares

Precisamos eleger candidatos(as) comprometidos(as) com a democracia e o respeito aos direitos das crianças e adolescentes. Participe!

Neste domingo, 1º de outubro, temos um compromisso muito importante: a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar em todos os municípios brasileiros. O voto não é obrigatório, mas é imprescindível para garantir a proteção e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes, além de assegurar que os jovens tenham uma infância saudável, livre de violência e abuso.

Para esses direitos sejam realmente efetivados se faz necessário escolher um(a) candidato(a) realmente comprometido(a) com a dignidade e com o futuro das crianças e dos adolescentes e especialmente com a continuidade e manutenção de um estado democrático, verdadeiramente. Que a escolha recaia em um candidato(a) engajado(a) nas lutas sociais e com a liberdade de escolhas, sem preconceitos ou ideias fascistas.

Todos os cidadãos maiores de 16 anos poderão votar em um(a) único(a) candidato(a) para a atuação no Conselho Titular da região onde residem. Os votos serão computados em urna eletrônica, das 8h às 17h. Será preciso apresentar documento original oficial com foto, ou o Título Eleitoral ou ainda o e-título. Sem os documentos, não será permitido votar.

O Que é o Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como principal missão zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis, atuando de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros tutelares são eleitos diretamente pela população e exercem um papel de extrema relevância na comunidade.

A Escolha dos Representantes do Conselho Tutelar

A eleição dos conselheiros tutelares é realizada a cada quatro anos, no ano seguinte à eleição presidencial, e a participação da comunidade é essencial para que o processo eleitoral seja democrático e representativo. É através do voto consciente que os cidadãos têm a oportunidade de eleger candidatos comprometidos com a defesa dos direitos da infância e da adolescência.