Diretora sindical presente na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

De 15 a 19 de setembro, a coordenadora do SINTESPE, Célia David da Silva, participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CONAPIR, que acontece em Brasília e é organizada pelo Ministério da Igualdade Racial. Havia sete anos que a Conferência não era realizada.
Eleita delegada na etapa estadual em Santa Catarina, Célia estará atenta aos debates que envolvem o tema central do evento “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A palavra chave dessa conferência é reparação, diz Célia. Reparação de tudo que envolve esse tempo de escravidão, de racismo velado até agora. Nela será discutida, principalmente, a Proposta de Emenda Constitucional nº 27/2024, que está em debate no Congresso Nacional e define o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial que visa ampliar oportunidades e promover a inclusão social da população negra brasileira.
“- Espero levar ao Sindicato esse debate acerca da PEC 27 para promover propostas nas nossas cidades porque se o povo não estiver informado é difícil de as coisas acontecerem”, afima. De acordo com ela, não basta só estar na luta, “tem-se que defender aquilo que se acredita, a gente tem que acreditar”, finaliza.
A PEC teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em agosto, último, e agora aguarda parecer da Comissão Especial sobre tal Fundo proposto.