Dia Estadual de Mobilização: trabalhadores unidos em busca de direitos

O SINTESPE realizou, nesta quarta-feira (3), as atividades referentes ao Dia Estadual de Mobilização. A convocação para este dia foi resultado de um encaminhamento da Assembleia Geral de Servidores, realizada em fevereiro.

Pela manhã, representantes do sindicato acompanharam na Assembleia Legislativa a reunião das comissões de Finanças e Tributação e Trabalho, Administração e Serviço Público, que debateram, entre outros assuntos, a Reforma Administrativa do Estado. Em clara desorientação a respeito do projeto e dos reais impactos da Reforma, os deputados pediram vistas à proposta que tramita em regime de urgência na ALESC.

No período da tarde, os trabalhadores de diversas regiões do Estado estiveram presentes em frente ao Centro Administrativo para manifestar seu descontentamento com os rumos da administração do governador Carlos Moisés (PSL). Apesar de ter sido eleito com propostas de melhoria para o serviço público, seu governo até agora tem feito ameaças de parcelamento de salários, não antecipação do 13º e agora corre contra o tempo para aprovar na ALESC a Reforma Administrativa, que extingue secretarias e diminui o potencial da máquina pública.

Na ocasião, o presidente do SINTESPE, Antonio Lins, juntamente com uma Comissão, estiveram reunidos com Décio Vargas para entregar ao Governo do Estado a histórica pauta de reivindicações, que trata entre outros temas, do reajuste salarial, realização de concurso e incorporação de gratificações. “Reforçamos as ansiedades da categoria para o Governo do Estado com relação à reposição salarial e fomos informados que existe intenção do Governo de implementar, no último quadrimestre do ano, uma nova política salarial para os servidores, que segundo Décio deverá ser mais justa e unificada”, relatou o presidente aos trabalhadores.

Enquanto a Comissão se reunia com o representante do Governo, os dirigentes do SINTESPE dialogaram com os trabalhadores a respeito da crescente retirada de direitos que tem acontecido nesse primeiro trimestre no Estado e também no país. O Secretário de Formação, Mario Antonio da Silva, lembrou os presentes sobre as artimanhas cometidas no período eleitoral e que reverberam nesses três primeiros meses de governo. “Estamos diante de governos falsos, que utilizaram fake news para se eleger com plataforma que também é fake e agora eles estão perdidos sobre como contornar a crise que nos assola”, declarou.

Outro ponto abordado trata da queda na aprovação do Governo do Estado, trazido pelo vice-presidente do SINTESPE, Maurino Silva. “Essa reforma afeta apenas os baixos salários, eles tem medo de tocar nos altos salários. Este Governo enganou a todos dizendo que o servidor seria tratado com outro olhar e agora o descontentamento todos é geral”, afirmou. O presidente do SINTESPE, Antonio Lins, também rechaçou o enxugamento da máquina pública que tem sido promovido pelo Governo Moisés. “Este governo está mexendo em grandes estruturas com o único objetivo de entregar tudo para a iniciativa privada. Já sabemos que esta não tem competência para tocar adequadamente os setores do Estado”, concluiu.

Com relação a Reforma da Previdência o Secretário de Comunicação, Wolney Chucre, lembrou a luta dos trabalhadores do Chile. “O Governo Federal deseja implantar a mesma reforma da previdência que o Chile adotou e que utiliza o regime de capitalização. Hoje o povo daquele país está indo às ruas pedindo a revogação do projeto e, tristemente, o Chile carrega consigo o maior índice de suicídio de pessoas idosas, que não conseguem o mínimo para viver depois da implantação do projeto de reforma da previdência”, explicou.

Clique aqui e acesse todas as fotos