DIA ESTADUAL DE LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DOS PORTOS EM SANTA CATARINA

O dia estadual de luta em defesa dos portos públicos foi marcado por atos e panfletagem nas cidades de São Francisco do Sul e Imbituba,  iniciativa dos trabalhadores portuários, do SINTESPE e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Armazenador (Sintracasc) que enfrentam a ameaça de privatização da administração dos dois terminais.

Em São Francisco do Sul, onde os servidores estão em Estado de greve contra a privatização, a manifestação iniciou em frente ao prédio da administração  e seguiu em caminhada até o terminal graneleiro. Em Imbituba o ato teve grande adesão dos trabalhadores, dirigentes sindicais e agentes políticos.

O Conselheiro de Administração do Porto de Imbituba Elivelton Doré, avaliou que um dos principais objetivos do ato foi conscientizar a classe política de que a verticalização da cadeia logística por poucos entes privados irá comprometer a arrecadação do município e do estado e a distribuição de riqueza para toda a sociedade.

Para Gabriel Pereira Escobar, trabalhador do Porto de Imbituba, a importância de manter a administração pública passa também por garantir a participação do Porto em uma série de ações como o Programa de Proteção à Baleia Franca e contrapartidas sociais como o recente repasse de R$ 2 milhões ao hospital São Camilo para enfrentamento da pandemia. Já a funcionária Fernanda Diniz Pasqualetti, afirma que a privatização não tem lógica, uma vez que o governo não apresenta justificativas técnicas que legitimem a intenção de privatizar portos que são lucrativos e batem recordes de movimentação anualmente.

A luta contra o ataque ao patrimônio público  continua. As comissões de trabalhadores e representantes devem se reunir nos próximos dias para avaliação e organização das próximas atividades em defesa dos dois portos, que movimentam a economia e são responsáveis pelo desenvolvimento do Estado, dos municípios e de suas regiões.

Privatização, NÃO!

Em defesa dos portos públicos!

Confira a galeria de fotos: