Dia 5 de março: Audiência Pública sobre a reforma da Previdência

No próximo dia 5 de março às 9h será realizada a primeira Audiência Pública sobre o projeto de reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais. A audiência foi um pedido conjunto dos principais sindicatos de base estadual, que após a grande mobilização ocorrida no dia 4 de fevereiro, protocolaram ofício requerendo a realização de um amplo debate público sobre o tema. No dia 18 os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc aprovaram o requerimento. Na ocasião, o deputado Fabiano da Luz (PT) reivindicou audiências regionais, mas a maioria se curvou ao regime de urgência do projeto, que diz que a reforma precisa ser votada até 24 de março.

Projeto para prejudicar os trabalhadores

Entre as propostas do projeto do governador, estão:

• Novo método de cálculo que considerará a média sobre todos os salários e não os maiores, diminuindo o valor da aposentadoria;
  • Extinção da aposentadoria por tempo de serviço para os servidores estaduais;
  • Aumento do tempo mínimo de contribuição;
  • Novo cálculo das pensões por morte, que poderá restringir o valor do benefício em até 50%!
  • Previsão de contribuições extraordinárias;
  • Desconstitucionalização, facilitando mais mudanças que prejudiquem os trabalhadores no futuro

Vamos à luta!

Em 2016 passamos por uma reforma do sistema de Previdência dos servidores estaduais que aumentou a alíquota de contribuição para 14% e restringiu os benefícios ao teto do INSS. A desculpa: o regime estava quebrado e a salvação era a reforma.
Agora a justificativa é a mesma. Não resolveram o problema e querem punir ainda mais os servidores. O SINTESPE definiu que NÃO IRÁ PROPOR EMENDAS ao projeto espúrio do governo e irá exercer pressão junto aos deputados buscando a retirada do mesmo da pauta da ALESC. Somente a mobilização de todo o funcionalismo do Estado poderá barrar esse ataque aos direitos dos trabalhadores. Compareça aos chamados do Sindicato e pressione os deputados por e-mail ou pelas redes sociais!

PARTICIPE!

Audiência Pública sobre a reforma da Previdência