Dia 12 de julho: dia nacional de lutas contra a Reforma da Previdência

Manifestação de estudantes 12 de julho em Brasília.
Crédito da foto: Rebeca Belchior-CUCA da UNE

Como parte da agenda de luta unificada em defesa da aposentadoria, de uma educação pública de qualidade e por empregos, a CUT e demais centrais sindicais do país organizaram Ato nacional nesta sexta-feira (12), em Brasília, em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (Une). Os manifestantes seguiram em passeata pela Esplanada dos Ministérios.
A PEC n°6/2019, da reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que acaba com a aposentadoria, afetando a vida e o trabalho de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, foi aprovada na madrugada dessa quarta-feira (10), mas como altera a Constituição, precisa ser votada em dois turnos na Câmara Federal e depois segue para o Senado Federal, onde também precisa da maioria os votos dos senadores em dois turnos.

“Não podemos nos dar como vencidos, estamos no meio da batalha. É estudante junto com o trabalhador lutando pelos direitos da juventude e da classe trabalhadora”, disse o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas.

Segundo ele, esta sexta-feira é de continuação da luta contra a reforma da Previdência.

A presidenta da UNE, Marianna Dias, foi uma das coordenadoras do ato. “Não dá para que o governo de [Jair] Bolsonaro mate o nosso futuro sem que a gente grite em alto e bom som que nós queremos mais educação, que nós queremos mais futuro, que nós queremos mais trabalho e mais emprego digno para as pessoas”, bradou Dias do alto do carro de som para a “tsunami da educação “, como ela nomeou a mobilização realizada.

Além da UNE, também participaram dirigentes de diversas entidades e diretórios acadêmicos. Parlamentares também estiveram presentes, como as deputadas Jandira Fegalli (PCdoB/RJ), Gleisi Hoffman (PT/PR) e o deputado Assis Miguel do Couto (PDT/PR).

Estados reforçam ato nacional

Além do Ato nacional em Brasília, outros estados também organizaram atividades locais para fortalecer a luta em defesa da educação e por empregos. Foram agendados atos em Sergipe, no Ceará, Pará, Maranhão, na Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em Santa Catarina, o Dia de Luta contra a Reforma da Previdência, organizado pela CUT e demais centrais, tem diferentes ações em várias cidades. Em Florianópolis, houve manifestação em frente à casa da deputada Angela Amin e do senador Esperidião Amin, além de uma coleta de assinaturas para o abaixo-assinado contra a reforma e panfletagem, em frente à agência da Previdência Social, na Rua Felipe Schmidt.
Em Jaraguá do Sul, o ato acontece ao lado do Museu da Paz, na Avenida Getúlio Vargas, às 17h. Em Chapecó, na Praça Central, às 17h30. Em Criciúma, acontece panfletagem e carreata para dialogar com a população nas principais ruas da cidade.

Com informações da CUT Nacional e Brasil de Fato