Derrotar a PEC da Reforma da Previdência para garantir direitos

À medida que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência avança para sua fase decisiva, torna-se ainda mais necessária a mobilização da classe trabalhadora para impedir sua aprovação.

Nesta quarta, 10, inicia a primeira votação do texto no Plenário da Câmara Federal. Na terça, 9, quando entrou como pauta principal para discussão, a PEC já ganhou o apoio de 331 deputados e já na madrugada, ao final da sessão, 353 optaram por encerrar o debate e iniciar a votação da matéria, apesar de os parlamentares da oposição tentarem atrasar e impedir o processo. Após essa primeira deliberação, onde são necessários 3/5 dos votos (308), é preciso intervalo de cinco sessões para o texto da PEC voltar à apreciação do Plenário.

Mudanças para os servidores podem ser aprovadas

Ao longo da semana, o movimento sindical está atuando para conscientizar os trabalhadores da gravidade e da destruição de direitos que este projeto representa para a grande maioria da população. Apesar de terem sido retiradas do texto original, as mudanças relativas aos servidores estaduais e municipais de todo o país podem ainda retornar na forma de destaques. Por isso é importante manter a luta e não baixar a guarda, considerando o pior cenário possível.

O momento é de união em defesa do direito a uma aposentadoria digna e da Seguridade Social. “Estamos em dias decisivos para barrar a Reforma da Previdência. Precisamos nos unir para pressionar os parlamentares a votar contra esse projeto nefasto que acabará com a aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras”, ressalta a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues.

Agenda

O Sintespe integra a luta deliberada pelas centrais. Nesses dias 10 e 11 o Sindicato estará presente nos locais de trabalho coletando assinaturas para o abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência. No dia 12 de julho, dia de manifestação nacional, deve integrar atos em todo o Estado.

Confira as ações que já estão programadas em Santa Catarina:

Florianópolis

• 7 horas: Concentração na antiga sede do Diário Catarinense, no bairro Itaguaçu
  • 10 horas: Coleta de assinaturas e panfletagem em frente à agência da Previdência Social, na Rua Felipe Schmidt

Jaraguá do Sul

• 17 horas: Ato ao lado do Museu da Paz (Av. Getúlio Vargas)

Chapecó

• 17h30: Ato na Praça Central