Criada a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público em SC

Lançamento aconteceu no dia 10 de maio, na Alesc, iniciativa do deputado Fabiano da Luz (PT) por solicitação das entidades sindicais dos servidores

O SINTESPE esteve representado pelos diretores Marileia Gomes, Sayonara de Araújo Pessoa e Wolney Chucre no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. Realizada no dia 10 de maio, na Assembleia Legislativa, a Frente é uma iniciativa do deputado Fabiano da Luz (PT), mediante a mobilização de várias entidades de servidores nas três esferas de poder, entre elas, o SINTESPE. O lançamento contou com as presenças de dezenas de dirigentes sindicais de Santa Catarina, da presidenta da CUT/SC, Anna Júlia Rodrigues, além dos deputados Neodi Seretta (PT) e Adrianinho (PT), que substitui a deputada Luciane Carminatti. A dirigente do SINTESPE, Marileia Gomes, destacou que foi “muito importante e necessária a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, resultado da união de servidores das três esferas do serviço público, a partir da luta travada na resistência à PEC 32 (Reforma Administrativa) do governo Bolsonaro/Paulo Guedes”.

Durante a cerimônia de lançamento da Frente, o diretor Wolney Chucre também lembrou que o governo Carlos Moisés é uma continuação do governo Bolsonaro, em Santa Catarina, citando como exemplo “o verdadeiro confisco dos aposentados que esse governo incluiu na reforma da previdência”, diminuindo a taxa de isenção à contribuição, que era em torno de R$ 7 mil (teto da Previdência) e passou para pouco mais de R$ 1.200,00. “A massa dos servidores, mais de 80% da categoria, foi atingida por esta redução de isenção”, denunciou Wolney ao destacar que o cancelamento do confisco “é a luta que o SINTESPE tem promovido com mais afinco”. Wolney emocionou a todos os presentes, ao lembrar a passagem do companheiro Maurino Silva, tragicamente falecido em acidente ciclístico em novembro do ano passado, em Brasília, onde estava para lutar contra a PEC 32. “Maurino, presente!”