Centrais sindicais preparam resistência contra Reforma da Previdência em SC

Para preparar a resistência contra a reforma, a CUT/SC, junto com as demais centrais realizaram uma plenária com o movimento sindical do estado para planejar ações de mobilização em defesa da aposentadoria. Dirigentes do SINTESPE estiveram presentes na plenária, reafirmando o compromisso do sindicato frente a esta luta. O assunto também deve integrar a pauta da reunião da Diretoria Executiva Estadual, que acontece na quinta-feira (07/02)

Texto de Priscila Baade – CUT/SC

José Álvaro falou que existem diversas motivações do governo por trás dessa reforma “Qualquer medida que venha deste governo terá dois eixos principais: a liquidação da soberania nacional e a destruição de direitos do povo. Eles não estão de olho apenas na Previdência, mas na seguridade como um todo, que inclui a saúde e a assistência social, tudo isso para atender ao interesses do capital internacional”. O economista explicou que a privatização da previdência interessa principalmente aos grandes bancos, que ambicionam a grande movimentação de receita da Seguridade Social no Brasil, que representa cerca de R$ 740 bilhões por ano.

Organizar a luta em defesa da aposentadoria

Na Plenária foram deliberadas diversas ações para mobilizar a classe trabalhadora e barrar a Reforma da Previdência, a principal foi a construção de uma greve geral em defesa da aposentadoria. Para isso, os sindicatos deverão organizar o quanto antes assembleias e reuniões com os trabalhadores para decidirem formas de luta e para alertar os trabalhadores sobre a reforma. A primeira grande ação que deverá ser fortalecida para mostrar resistência contra os ataques do governo é a greve internacional de mulheres, que contará com mobilizações em todo o Estado no dia 8 de março.

Para alertar os trabalhadores e trabalhadoras sobre as ameaças que a reforma representa e a importância de organizar uma greve geral será elaborada uma campanha unitária contra a Reforma da Previdência com vídeos, panfletos para distribuir nos locais de trabalho e postagens nas mídias sociais.

No encontro, foi orientado também a participação de representantes das centrais e sindicatos na plenária nacional em defesa da aposentadoria e da Previdência, que acontece dia 20 de fevereiro, em São Paulo, quando será deliberado um plano de lutas unitário.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, ressaltou a importância da unidade entre as centrais para defender os direitos dos trabalhadores “Desde o início o projeto deste governo é atacar os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres, primeiro com a redução do salário mínimo e agora com esta reforma. Mais do que nunca precisamos de unidade para construir uma greve geral que garanta os direitos dos trabalhadores. Não há negociação sobre esta reforma, não aceitamos qualquer tipo de mudança que dificulte a aposentadoria da classe trabalhadora”. Anna Julia ainda alertou para as possíveis pautas bomba que o Congresso Nacional pode criar para tirar o foco da mobilização contra a Reforma da Previdência.

Além da Reforma da Previdência, é importante ficar atento aos outros projetos que o governo Bolsonaro planeja para destruir todos os avanços que o país conquistou na educação, saúde e direitos sociais com o governo de Lula e Dilma, como a Lei da Mordaça, o anteprojeto de Lei Anticrime e o pacote de privatizações. “Precisamos estar mobilizados para qualquer tipo de ataque que prejudique o povo”, finalizou a presidenta da CUT-SC.