Bloco dos Desajustados: Servidores estaduais reivindicaram reajuste em Ato público nesta terça (25) em frente ao Centro Administrativo

O SINTESPE participou do Ato Público organizado pelo Fórum Catarinense em Defesa dos Serviços Públicos nesta terça-feira (25) em frente ao Centro Administrativo do Governo do Estado de SC, em Florianópolis. Ao som de uma fanfarra carnavalesca, trabalhadores de diversas categorias reivindicaram reajuste salarial, a valorização dos servidores e investimentos nos serviços públicos.
Desde que assumiu o governo do Estado, a política de Jorginho Mello tem sido de isenções bilionárias aos grandes empresários enquanto aplica políticas de precarização e terceirização dos serviços públicos e coleciona promessas de reajuste em diversas mesas de negociação. A presidenta do SINTESPE Marlete Gonzaga frisou a importância de o governo ter recebido várias vezes o Sindicato, porém este é o terceiro ano desse governo e ainda não teve nenhuma formalização do que teria de reajuste.
Apesar da lei 15.695/2011 que garante a data-base anual, o reajuste geral foi concedido apenas uma vez, há 12 anos. As perdas inflacionárias na tabela salarial dos servidores chegam a 108%, porque ao longo do tempo as reposições foram feitas na base nas gratificações. Desde 2021 não há aumento para a categoria, que acumula perdas de 20% no vencimento.
De acordo com o assessor econômico do Sindicato, Maurício Mulinari, as contas do Estado alcançaram superávit de R$ 2,5 bi ao final do ano passado, o que confirma a possibilidade de uma reposição efetiva.
Para esta quarta-feira (26), está marcada uma nova rodada de negociação do SINTESPE com o Secretário de Admisnistração Vânio Boing.