Atos marcaram o Dia Mundial da Saúde em SC

Ato unificado em Florianópolis Foto: Adriana Kanan

As manifestações simbólicas, atividades virtuais e ações de solidariedade reivindicaram dos governos o controle da pandemia mediante ampla e urgente vacinação, investimentos estatais, auxílio emergencial e proclamaram a defesa do SUS e dos trabalhadores da Saúde

Diversos atos simbólicos, atividades virtuais e ações de solidariedade marcaram o Dia Mundial da Saúde em Santa Catarina. As Frentes Regionais Fora Bolsonaro, formadas por sindicatos da CUT, de outras centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e entidades religiosas promoveram as manifestações cobrando dos governos Federal e Estadual vacina já, quebra de patentes de imunizantes, emprego e auxílio emergencial de R$ 600 e Fora Bolsonaro.

O SINTESPE se integrou ao ato chamado pelo SindSaúde em frente à Casa D’Agronômica, residência oficial da governadora Daniela Reinehr em Florianópolis e também em outras cidades do estado. A atividade recebeu a adesão de diversas entidades sindicais que constroem o Fórum Estadual dos Servidores Públicos, movimento que vem ganhando corpo com a luta contra a Reforma Administrativa do governo federal.

A data também foi tema da live semanal do Sindicato que trouxe integrantes da Direção e o médico do trabalho Roberto Ruiz. Além disso foi retransmitida a live produzida pela TV Floripa em parceria com a CUT Santa Catarina sobre o desmonte do Estado e os impactos na Saúde Pública, com a pesquisadora e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, Mychelle Alves, o Secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio de Lisboa e o Diretor do Sintrafesc e da CUT-SC, Lírio José Téo.

Assine
 aq ui a petição pública pela revogação da EC 95 e pelo fim do congelamento dos investimentos em Saúde!

Judiciário é cúmplice?

Esperar que em meio a toda essa política de morte e ataques haja uma centelha de justiça no Poder Judiciário tampouco vem sendo uma alternativa para os trabalhadores. Enquanto em Brasília o ministro do STF Nunes Marques determinou, em caráter liminar, que governadores e prefeitos não podem proibir a celebração de atos religiosos, em Santa Catarina o Ministério Público pressiona pela reabertura das escolas públicas e particulares, num contrassenso inacreditável, colocando em risco os trabalhadores da Educação, a sociedade e ajudando a intensificar o colapso do Sistema de Saúde.

Ao mesmo tempo, a Justiça catarinense determinou o leilão da sede do sindicato dos trabalhadores da Saúde (SindSaúde/SC) como punição por uma greve realizada há cerca de 25 anos. De forma cruel, enquanto a categoria recuou de suas mobilizações no último ano para assegurar atendimento à população, o governo do estado articula um ataque frontal à categoria e a sua entidade.

Acesse a Carta de Direitos dos usuários do SUS e saiba como se defender!

O SINTESPE defende os serviços e servidores públicos. As falhas do sistema de saúde se resolvem com investimentos, capacitação e valorização de seus profissionais. Moisés parece ter procurado compensar a frustração de seu projeto de privatização da Saúde no estado com a farra de recursos durante a pandemia. Que sejam apuradas as irregularidades e penalizados todos os envolvidos, mas principalmente que haja respeito com os trabalhadores do serviço público e com a população que depende todos os dias do seu trabalho.

Em Defesa do SUS!

Vacina para Todos Já!

Testagem em Massa!

Basta de genocídio! Em luto pelas mais de 330 mil mortes!

Confira abaixo os principais atos e a galeria de fotos:

Florianópolis:  ato simbólico às 9h, em frente à Casa da Agronômica (SindSaúde/SC)

Ato unificado em frente à Catedral, às 12h

Joinville: ato simbólico às 9h, em frente ao Hospital Regional de Joinville

Blumenau: ato simbólico às 18h, em frente à Prefeitura, em homenagem às vítimas da Covid-19, por vacina para todas e todos e cobrando ações para conter o avanço da pandemia

Curitibanos: atividade em apoio e solidariedade à trabalhadoras e trabalhadores da saúde, com entrega de cestas com produtos da Reforma Agrária no Hospital Regional

Lages: Ato em frente ao Hospital Tereza Ramos, às 9h

Coronel Freitas: O Sintraf de Coronel Freitas fez a entrega e alimentos aos hospitais e famílias em vulnerabilidade social. Os itens foram arrecadados durante a Campanha de Solidária de Páscoa.

São Miguel do Oeste: ato simbólico com colocação de faixas e de balões durante a manhã em homenagem aos profissionais de saúde e às vítimas do Covid-19.

Com informações de CUT-SC