Ato Público pede continuidade da Universidade de São José

Ato Público pede continuidade da Universidade de São José

O dirigente do Sintespe/SC, Wolney Chucre, esteve presente em Ato Público em defesa da Universidade de São José, nessa quinta-feira (17), em frente à Prefeitura Municipal, juntamente com diversas entidades sindicais e populares da região.

A USJ está na mira do prefeito Orvino Ávila (PSD), que quer fechar a primeira universidade municipal, mantida pela Fundação Municipal Educacional de São José, que vem sendo sucateada há alguns anos.

O Sintespe acompanha esse caso há anos e “essa luta, na verdade se resume à luta pela manutenção do serviço público”, disse Wolney, que também lembrou que desde o golpe de Estado de 2016, a elite do país trabalha para acabar com tudo que é público. Ele lembrou ainda da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, da “reforma” administrativa, que destrói o serviço público e o direito dos servidores e segue na pauta do Congresso.

Após o Ato, os manifestantes entregaram no gabinete do prefeito uma moção para exigir a continuidade da USJ. Nesta sexta-feira (18), a luta chegou à Assembleia Legislativa de SC com a entrega de uma moção para buscar o apoio dos deputados estaduais.

A USJ é referência no ensino público na região em pedagogia, ciências contábeis, administração e gestão de tecnologia e seu fechamento prejudica quase mil estudantes.

A direção do Sintespe/SC convida toda a categoria a se unir à essa luta.