Atividades pelo Dia das Mulheres em SC lutarão por Sônia Livre

Em um grito unificado por justiça e igualdade, a diretoria do SINTESPE se une à Central Única dos Trabalhadores de SC, Central à qual o Sindicato é filiado, para convidar todas as mulheres catarinenses a se unirem nas diversas atividades programadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Sob o tema central “Sônia Livre”, os atos exigirão a imediata libertação de Sônia Maria de Jesus, símbolo da luta contra a exploração e a injustiça. Em Santa Catarina acontecerão marchas, rodas de conversa, panfletagens e atos em diversas cidades (confira a lista de atividades programadas no fim da matéria).
Sônia Maria de Jesus, mulher negra e com deficiência auditiva, foi resgatada em condições análogas à escravidão em Florianópolis. Sônia foi retirada de sua casa entre os seus 8 e 9 anos, em São Paulo, e nunca mais viu sua família. Ela foi mantida em condições análogas à escravidão por mais de 40 anos na casa do desembargador Jorge Luiz Borba, sem escola, sem saúde e sem autonomia.
O caso expõe a face cruel da exploração no Brasil, onde mulheres como Sônia são submetidas a jornadas exaustivas, sem direitos e em condições degradantes. A luta por Sônia Livre é a luta por todas as mulheres que sofrem com a exploração e a violência no mundo do trabalho.
Estaremos nas ruas para defender pautas das mulheres trabalhadoras, como o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, a implementação da Política Nacional de Cuidados, a efetivação da Lei da Igualdade Salarial, a defesa da democracia sem anistia para golpistas, o fim da violência contra as mulheres e o combate ao assédio em todas as suas formas.
A CUT-SC também confeccionou um leque que está sendo distribuído em todo o estado, reforçando a luta por Sônia Livre e pelas pautas das mulheres trabalhadoras. O leque é um símbolo da resistência e da união das mulheres na luta por seus direitos.
Confira a lista de atividades programadas em Santa Catarina:
BLUMENAU:
8 de março: 16h, Parque Ramiro, com cartazes, faixa, rodas conversa e batuque
25 de março: 14h às 17h, Auditório do Sintraseb, seminário promovido pelo Sintraseb por Sônia Livre e pelo fim das violências contra mulheres no mundo do trabalho
CAÇADOR:
7 de março: das 9h30 às 11h, na Avenida Largo Casanjure: Distribuição de material e diálogo com as mulheres.
10 de março: às 18h30, na Câmara de Vereadores: Uso da tribuna.
Ao longo do mês: Distribuição de material em alusão ao Dia Internacional da Mulher em todos os sindicatos Cutistas de Caçador.
CRICIÚMA
07/03, às 14h, “Direitos Previdenciários para as mulheres” – Sindicato dos Químicos
08/03 – Carreata partindo de Forquilhinha que percorrerá Criciúma e Içara, a partir das 08h30
08/03 – “Sarau Cirquinho do Revirado”.
Endereço: Rua Maria Quitéria, nº 35- bairro Nossa Senhora da Salete.
Horário : das 19h às 23h
15/03 – Apresentação do Projeto Envolver do Conselho Regional de psicologia na Praça Nereu Ramos a partir das 09h
CHAPECÓ:
8 de março: às 9h, na Praça Coronel Bertaso: Ato em defesa da mulher.
FLORIANÓPOLIS:
8 de março: das 10h às 13h, no Largo da Alfândega: Agitação feminista com oficinas, blocos de Carnaval e panfletagem.
10 de março: 18h, na Praça Tancredo Neves (em frente ao Tribunal de Justiça): MARCHA 8M 2025 – SÔNIA LIVRE! (Concentração a partir das 16h).
JARAGUÁ DO SUL:
8 de março: das 8h às 13h30, no Terminal Urbano, Praça Meia Lua, Praça Ângelo Piazera e outras áreas centrais: Diálogos e Panfletagem.
8 de março: das 13h30 às 18h, no CEU (Escola Jardim, Lenzi, Centro de Convivência e Cultura, CEU Manequinha): Participação nas atividades.
9 de março: Espetáculo ‘A Menina que Virou Lua’ (horário e local a definir).
15 de março: Ioga na Concha Acústica (horário a definir).
20 de março: das 15h40 às 17h30 e das 19h às 20h40, no Auditório do IFSC – Campus centro: Palestra no IFSC sobre “O trabalho análogo à escravidão e os danos à vida da mulher de várias maneiras & Caso Sônia Livre!”.
22 de março: das 14h às 17h, no Ornelas-Centro de Artes: Roda de conversa com a neta de Carolina Maria de Jesus.
23 de março: Oficina de Batucada (horário e local a definir).
28 de março: Inauguração da Biblioteca (horário e local a definir).
JOINVILLE:
8 de março: das 14h às 19h, na Praça da Estação/Praça Monte Castelo: Atividades com a temática Sônia Livre, encerrando com marcha.
14h: Roda de conversa com a temática Sônia Livre.
15h30: Espetáculo Teatral com Thuani.
16h: Apresentação Slam.
16h30: Apresentação musical com Yas.
17h: Início da concentração para a Marcha: oficina de cartazes com Maristela e momento para falas das mulheres e coletivos.
18h: Saída para a Marcha.
19h: Retorno à praça e momento cultural.
Para as crianças:
14h: Oficina de pintura.
15h30: Visita guiada pelo Museu da bicicleta.
16h: Contação de histórias com Helena Müller