Assembleia Geral debate a reforma da previdência e aprova mobilizações

Campanha salarial e comissão eleitoral também estiveram entre os temas deliberados

No dia 21 de fevereiro foi realizada a Assembleia Geral do SINTESPE, nas dependências da ASDERLIC, em Florianópolis. Além de membros da diretoria do sindicato, participaram aproximadamente um grupo de 180 servidores públicos estaduais, o economista José Álvaro de Lima Cardoso do Dieese e a presidente da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues.

Após uma reflexão acerca dos malefícios da proposta de Reforma da Previdência, o presidente do SINTESPE, Antonio Celestino Lins conduziu a Assembleia trabalhando os demais pontos da pauta. Ele realizou a leitura dos itens da campanha salarial, conduziu a apresentação da Comissão Eleitoral, que acompanhará o processo de eleições do SINTESPE e deliberou sobre qual seria a participação do sindicato em relação às mobilizações contra a Reforma da Previdência.

Em regime de votação, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a participação do sindicato nos atos contra a Reforma da Previdência, que deverão ser realizados pelas Centrais Sindicais ao longo das próximas semanas. A aprovação em unanimidade também aconteceu com a pauta referente à campanha salarial, que recebeu pequenas adições em seu texto. Além disso, será articulada uma mobilização estadual junto aos gabinetes dos deputados, além de mobilizações nos locais de trabalho.

A eleição da Diretoria do SINTESPE, para o período de 2019 a 2021, também começou a tomar forma nesta assembleia geral. Houve consenso em relação aos nomes que formarão a Comissão Eleitoral e estes foram apresentados aos trabalhadores, que levantaram seus crachás e aprovaram os nomes por unanimidade. São eles: Luiz Carlos Vieira do SINTE/SC, Sueli Adriano da CUT/SC, Edinho dos Santos, além de Helio Samuel de Medeiros e Maurício Rosa, ex-dirigentes do SINTECT-SC e CUT-SC.

Outros encaminhamentos dessa assembleia incluem a aprovação de um Dia Estadual de Paralisação, que será organizado para a segunda quinzena de março.

Previdência em debate

Chegou nesta semana ao Congresso Nacional a proposta de Reforma da Previdência. Muito criticada por seu alto teor de retirada de direitos, o projeto excluiu os militares da primeira fase e quer, entre outros pontos, alterar a idade mínima, modificar a alíquota de contribuição e criar um sistema de capitalização privada. O economista do Dieese, José Álvaro de Lima Cardoso, conduziu a conversa com os trabalhadores e rechaçou a proposta do governo Bolsonaro, alegando que o presidente tentará – de diversas formas – convencer a população de que este projeto é necessário para que o país saia da crise.

A presidente da CUT/SC, Anna Julia Rodrigues, alertou para o perigo dessa proposta, alegando que, se aprovada, prejudicará ativos e inativos, colocando milhares de pessoas na linha da miséria. Ela também ressaltou a importância de que todos lutem conjuntamente contra esse projeto e parabenizou o SINTESPE pela realização do debate. A assessora jurídica do sindicato, Patrícia Caldieraro, esclareceu alguns pontos da proposta e ofereceu orientação aos trabalhadores em relação a esse projeto.

Pautas debatidas:

1. Campanha Salarial;
  2. Deliberação acerca da Mobilização Geral das Centrais Sindicais contra a Reforma da Previdência;
  3. Eleição da Comissão Eleitoral para o pleito da Eleição da Diretoria do SINTESPE/SC 2019/2021;
  4. Informes Gerais