ALESC aprova gratificação para servidores do IMETRO/SC, mas luta por equiparação salarial continua
Nessa terça-feira (17), foi aprovado na Assembleia Legislativa de SC o projeto de lei nº 435/2024 que concede aos servidores do IMETRO/SC a Retribuição Financeira por Desempenho de Atividade por Metrologia.
A medida representa uma vitória importante para a categoria, que há anos luta contra desigualdades salariais em comparação com servidores de cargos equivalentes em outros órgãos estaduais.
Os recursos para a gratificação virão de uma rubrica federal, a partir de repasses do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), sem impacto adicional no orçamento estadual.
A conquista no IMETRO/SC é vista como resultado de anos de mobilização dos servidores junto à associação e ao SINTESPE. Claudete Gerhard, diretora do Sindicato e presidenta da Associação dos Servidores Estatutários do Imetro/SC (ASERVES), celebrou a aprovação, mas destaca que a luta está longe de terminar.
Apesar do avanço que deve ser comemorado, o SINTESPE critica a falta de vontade política do governo estadual em estender a equiparação salarial a outras categorias que sofrem com injustiças salariais há mais de uma década. Sabemos que o Estado tem recursos financeiros suficientes para isso e o percentual destinado à folha de pagamento, em relação à arrecadação estadual, nunca esteve tão baixo como neste ano.
O Secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, informou na última reunião de negociação com o Sindicato que já havia uma proposta de extensão da segunda gratificação a quem ainda não a recebe, com possibilidade de encaminhamento para votação ainda este ano, o que não aconteceu.
“Finalmente conseguimos corrigir uma injustiça salarial que penalizava os servidores do IMETRO. Este é um passo fundamental, mas ainda há muito a ser feito para garantir a equiparação completa das gratificações no funcionalismo público estadual. Estaremos juntos nesta luta para que os demais colegas também tenham esta injustiça reparada”, avalia Claudete.