Semae: audiência pública debate políticas de recursos hídricos e falta de servidores

A secretária de Formação do SINTESPE, Sayonara Araújo, participou na última quarta-feira (24) da audiência pública na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) que debateu medidas estratégicas e eficazes capazes de superar gargalos e avançar no Programa de Implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos de Bacias Hidrográficas no Estado, coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae). A audiência foi proposta pela Comissão de Meio Ambiente e teve iniciativa do deputado Marquito (Psol), que frisou a necessidade de criação de um fundo específico destinado às atividades de cada comitê hidrográfico, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) .
A reestruturação da SEMAE e a participação plena dos representantes dos comitês nas tomadas de decisão também foram reivindicadas pelos participantes.
Sayonara faz questão de afirmar que o Sindicato está ao lado dos servidores dessa Secretaria que dispõe de pouquíssimos servidores efetivos para dar apoio logístico, principalmente aos comitês regionais. “Participamos da audiência, principalmente, para reforçar a necessidade de concurso público para a Samae”, destacou. Conforme dados do Portal da Transparência SC, atualmente há 31 servidores contratados em caráter temporário para apenas três efetivos.
Foto principal: Crédito: Lucas Gabriel Diniz/ Agência AL