Domingo (21) o Brasil vai às ruas para dizer não à PEC da blindagem e à anistia para golpistas

A diretoria do SINTESPE convida a categoria a participar das manifestações deste domingo (21) de setembro para barrar a PEC da “blindagem” (PEC 3/2021) e o projeto de lei que concede anistia aos acusados de golpe de Estado, inclusive aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 (PL 2162/25).
As manifestações são convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem diversas entidades do movimentos sindical, popular e político.
A PEC, de autoria do Deputado Celso Sabino (PSDB/PA), blinda deputados federais e senadores e presidentes dos partidos de qualquer tipo de investigação criminal. Caso haja suspeita de crime, eles só poderão ser investigados se a maioria da Câmara ou Senado aprovar sob votação secreta, independente do crime (assassinatos, estupros, corrupção ou outros). Além do teor, que pode ser considerado inconstitucional, o ritual de votação da Proposta na Câmara foi desrespeitado ao aprovarem a inclusão do voto secreto no texto apenas no segundo turno de votação, sem ser apreciado em primeiro turno.
Já o projeto de anistia, de autoria de Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), teve aprovada a urgência em sua votação na Câmara. Agora ele poderá ser votado em plenário, sob relatoria do deputado Paulinho da Força Sindical, sem que passe pelas comissões obrigatórias, como a de Constituição e Justiça.
Dos 16 deputados federais catarinenses, apenas os parlamentares Ana Paula Lima (PT), Pedro Uczai (PT)e Gilson Marques (Novo) votaram NÃO ao projeto e proposta.
Em Florianópolis, a manifestação está marcada para iniciar às 13 horas, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.
Em Chapecó e Região, o ato tem início às 15h na Praça Coronel Bertaso e em caso de chuva, será no Terminal Urbano.
Em Itajaí, o ato será na Praça do Centreventos, a partir das 13h30
E em Itapema, às 12h30, na rua 316 com a Nereu Ramos.
Em Joinville, o ato inicia às 14 horas na Praça da Bandeira.
Compareça!