Setembro Amarelo: Todos pela Vida!

O 10 de Setembro é marcado como o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, que dá origem ao Setembro Amarelo.
Considerada uma questão de saúde pública, o suicídio é resultado de diversas causas, a maioria relacionada a transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados adequadamente. Dificuldades financeiras, relacionamentos familiares, conflitos religiosos, políticos, diferentes formas de assédio, preconceitos, podem ser algumas delas. E, apesar de milhões de brasileiros já terem sido afetados em algum momento por algum tipo de transtorno mental, ele ainda é carregado de estigmas, preconceitos e dificuldades no acesso a políticas públicas que afastam a pessoa da possibilidade de ajuda profissional.
De acordo com matéria divulgada no site da Associação Brasileira de Psiquiatria, a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, registrou mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, estimando-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, foram registrados cerca de 14 mil casos.
Porém, é necessário ficar atento aos altos números relacionados às tentativas de suicídio, um verdadeiro pedido de socorro, na maioria das vezes, silencioso.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, em 2024, no estado foram contabilizados 19 mil casos de tentativa de suicídio, sendo a região de São Miguel do Oeste (5,82%) com maior índice entre crianças e adolescentes e a região de Tubarão, com maior índice entre adultos e idosos (3,04%).
Se você está sofrendo algum tipo de transtorno mental ou identifica esse sofrimento em alguém conhecido, procure um profissional ou Centros de Atenção Psicossocial – CAPs mais próximo (acesse o link abaixo) ou ligue 188 para contactar o Centro de Valorização pela Vida (CVV). O CVV garante sigilo e anonimato para quem precisa de escuta e de socorro.
Todos pela vida!
(http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capssantacatarina.php)
#setembroamarelo
#prevencaoaosuicidio