Campanha de envio de e-mails a deputados deve ampliar mobilizações pela 2ª gratificação
![Campanha de envio de e-mails a deputados deve ampliar mobilizações pela 2ª gratificação](https://sintespe.org.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_20241025_130027769_HDR-scaled.jpg)
Servidores da FCEE decidiram realizar algumas ações para ampliar a luta pela equiparação das gratificações junto ao SINTESPE. Uma das ações é marcar uma audiência com o novo presidente da Alesc Júlio garcia (PSD), visitar gabinetes dos deputados e uma campanha de envio de e-mails buscando a sensibilização dos parlamentares sobre o tema que deve entrar na pauta do Legislativo em breve.
Os servidores da FCEE estão em Estado de GREVE desde agosto passado.
A extensão da segunda gratificação é uma reivindicação antiga dos servidores da FCEE e de outros órgãos que não foram contemplados com as leis 16.645/2014 e 18.303/2021 por isso acabam recebendo remunerações muito menores que outros, ainda que exerçam mesmos cargos e funções. Na última reunião de negociação de 2024, o Secretário de Estado de Administração,Vânio Boing, garantiu que o texto do projeto de lei havia sido aprovado pelo Grupo Gestor do Governo, com base na lei de 2014, inclusive com incidência do triênio, porém não havia certeza de quando seria enviado para votação na Alesc.
Para reforçar a mobilização, envie a mensagem abaixo (modelo) para os deputados, conforme a tabela de e-mails a seguir:
Senhor(a) deputado (a),
Venho, através desta mensagem, reivindicar sua atuação a favor da extensão imediata da Retribuição Financeira por Desempenho de Atividade de Gestão para a integralidade dos servidores públicos estaduais do quadro civil do Poder Executivo. Tal atuação tende a corroborar com a aprovação de projeto de lei de autoria do próprio governador, prestes a tramitar nesta Casa Legislativa.
Sem aplicar uma justa política salarial geral a todo funcionalismo público estadual, consecutivos governos trataram de criar e conceder tal gratificação por meio das leis 16465/2014 e 18.303/2021 a apenas parte da categoria.
Tal política aplicada até agora implica em diferenças de remuneração de até R$ 6.412,38 de servidores que atuam com mesma função e nível de escolaridade nos seguintes órgãos: FCC, FCEE, FESPORTE, FAPESC, SAR, SAS, SAQ, SCTI, SICOS, SEMAE, SETUR, SUDESC, e servidores do quadro civil da SED, PMSC, CBMMSC e SSP.
Diante do exposto, conto com seu apoio em prol da valorização do servidor e de todo o serviço público para a população catarinense.Atenciosamente,