SINTESPE convoca a categoria para mobilização, às 14 horas do dia 10 de maio, na frente da Alesc
Governador: respeite a data-base do servidor
Nada mais descabida e provocativa do que a Resolução 007/2023, do Grupo Gestor do Governo Jorginho Mello, que, sem nenhuma justificativa, estabelece o chamado “ajuste fiscal” ou, para ser mais preciso, o “arrocho salarial” para os servidores estaduais. Em uma só canetada, o governador suspende, até 1º de maio de 2024, a concessão de reajuste salarial para a categoria, as nomeações de servidores aprovados em Concurso Público, além de uma série de obras de infraestrutura absolutamente necessárias para o Estado. Em contrapartida, prossegue a farra das isenções bilionárias aos empresários. Mais do que um desrespeito, o governador provoca os servidores à luta, se quiserem garantir algum direito básico.
Para começo de conversa: nossa data-base é 1º de janeiro e não 1º de maio, senhor governador! Isso é lei, desde 2011. Mesmo antes do início do atual mandato, durante a transição, o SINTESPE busca, em vão, uma rodada de negociação com o governo para tratar das reivindicações mais urgentes da categoria: reajuste salarial retroativo a 1º de janeiro, cancelamento imediato do confisco de 14% do salário de aposentados e pensionistas, equiparação das gratificações, realização de Concurso Público e nomeações de servidores aprovados para, por exemplo, a Secretaria de Administração Prisional (SAP), do IGP, entre outras.
Temos que lutar muito para obter algum direito desse governo. Por isso, o SINTESPE convoca a categoria da GRANDE FLORIANÓPOLIS para a mobilização que acontece às 14 horas do dia 10 de maio, quarta-feira da próxima semana, na frente da Assembleia Legislativa, contra o confisco, pela isonomia das gratificações e pelo respeito à nossa data-base. Exigimos também que o governador Jorginho Mello acabe com as isenções fiscais, que podem chegar a R$ 23 bilhões nesse ano, e invista os recursos arrecadados pelo Estado na melhoria do serviço público e na valorização daqueles(as) que são os responsáveis pelo atendimento prestado à população, os servidores estaduais.