Parabéns, servidor público!

28 de outubro é o Dia do Servidor, data especial de reconhecimento e gratidão a uma categoria que faz a roda girar, uma classe de trabalhadores dedicada a atender e servir.

O servidor público é a base da sociedade, está presente no dia a dia da população, seja no atendimento à saúde, assistência social, habitação, esporte, lazer, cultura e educação.

Agradecer por tudo o que os servidores fazem é uma obrigação, um sinal de que valorizamos essa profissão tão vital para o crescimento, para o desenvolvimento das pessoas e do mundo.

O SINTESPE parabeniza e celebra com toda a categoria essa data tão significativa.

Mas, muito mais importante do que a justa homenagem é a consciência que devemos ter deste momento decisivo para nossas vidas.

Infelizmente, estamos vivendo tempos estranhos, onde a ignorância tem sido mais valorizada que o conhecimento e o respeito tem dado lugar ao desprezo, ao deboche e a indiferença.

Os ataques aos servidores e ao serviço público vêm de todos os lados.

Em nível estadual, a luta contra o confisco de 14% nas aposentadoria e pensões, pelo cumprimento da data base, plano de cargos e salários, equiparação das gratificações, a realização de concurso público. O governo Moisés passou quatro anos sem negociar com a categoria e, felizmente, foi rechaçado nas urnas pelos catarinenses.

Em nível federal, talvez o pior ataque seja a insistência em acabar com o serviço público através da PEC 32, derrubando todos os direitos dos servidores públicos. Mas tem os cortes na Educação e na Saúde, o desrespeito do “velho da Havan” ao Magistério, negando-se a pagar os impostos sonegados e, ao invés disso, sugerindo a demissão de metade dos professores. O ataque a tiros e granada do ex-deputado bandido Roberto Jefferson contra policias federais. E ainda o orçamento secreto de Bolsonaro para comprar políticos, o “bolsolão”.

Precisamos resistir a esses retrocessos protagonizados pelos próprios governos estadual e federal que, ao invés de valorizarem os servidores, têm promovido uma verdadeira perseguição a toda a categoria.
Viva o servidor público!