13 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

13 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A  REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e a União Nacional dos Estudantes definiram

13 de agosto como

Dia Nacional de Mobilização

em Defesa da Aposentadoria, da Educação e por Empregos.

O SINTESPE participa dessa luta e chama você, servidor,

a  ampliá-la!

Vamos lutar juntos para derrotar a Reforma da Previdência

A aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC n° 06/2019), só prova que os interesses do mercado financeiro estão acima dos direitos do povo. Essa é a mensagem que passaram os 379 de deputados e deputadas federais ao votarem a favor da PEC. Do outro lado, 131 parlamentares disseram não.

Essa votação que condenará milhões de trabalhadores e suas famílias a um futuro incerto, só foi possível com a barganha do “toma lá, dá cá”.  Na semana da votação o governo Bolsonaro liberou 2,5 bilhões de reais para cobrir emendas orçamentárias de deputados federais e com o compromisso de dobrar o fundo eleitoral financiado com recursos públicos federais para as eleições municipais de 2020.

Os grandes empresários, banqueiros e as grandes redes de TV se uniram para convencer a opinião pública da necessidade dessa reforma. E o que ganham com isso: esperam atrair clientes para os fundos de aposentadoria privados. Sonham ter seus projetos irrigados com recursos provenientes dos fundos de investimentos das aposentadorias complementares. Esperam forçar uma nova legislação onde o afastamento por doença e os acidentes de trabalho sejam cobertos por seguros específicos, pagos antecipadamente pelo trabalhador. Sabem da maldade que estão praticando. Quem tem dúvida basta fazer uma consulta no Bradesco ou Itaú para conhecer os Planos de Aposentadoria Complementar.

O caminho dos trabalhadores é lutar pelos seus direitos e pela aposentadoria pública e digna. Até aqui as grandes mobilizações, que careceram de uma verdadeira preparação da greve geral nacional, conseguiram pequenas alterações no projeto original. Foi retirado o regime de capitalização e as alterações da Previdência dos estados e municípios irão depender de projetos de iniciativas dos governadores e prefeitos. Ainda assim, esses itens poderão ser reincluídos nas outras fases de votação ou transformados em novas Emendas Constitucio

nais à parte.

Está claro que a derrota da PEC 06 só virá com uma grande Greve Geral. O SINTESPE conclama os servidores ativos e aposentados do Estado a se fazerem presentes no atos de protesto e nas greves programadas para a defesa dos direitos à aposentadoria e pensões dignas. Essa luta também é pelas futuras gerações.