UFSC e Fundacentro fecham parceria no combate aos acidentes de trabalho

SINTESPE esteve presente na solenidade de assinatura do acordo

O SINTESPE esteve representado durante a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), para implementação do projeto “Caminhos do Trabalho”, realizada ontem (18), na UFSC, em Florianópolis. O projeto será coordenado pela professora do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, Gláucia Fraccaro, e deve investigar e mapear o adoecimento ocupacional na Grande Florianópolis, combater a subnotificação de acidentes de trabalho e produzir subsídios para o fortalecimento da Saúde do Trabalhador no estado de Santa Catarina. A intenção é também colaborar para a formação de profissionais com capacidade de atuação consistente no campo da saúde laboral.

A presidenta Marlete Aparecida Gonzaga, a secretária para \assuntos de Aposentados e Pensionistas, Mariléia Gomes, e o assessor de Saúde do Trabalhador do SINTESPE, médico do trabalho Roberto Ruiz (na foto, junto com o presidente Nacional do Fundacentro, Pedro Tourinho de Siqueira), representaram o Sindicato no evento.

Santa Catarina supera a média nacional de incidência dos acidentes laborais no mercado formal e é o quarto estado com maior número de notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Contudo, nem sempre os trabalhadores que sofrem tais agravos têm registro das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) ou recebem o benefício previdenciário de forma adequada.

Em 2022, nacionalmente, foram registrados no país 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos para pessoas com carteira assinada, a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos: sete notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, em média. Os acidentes de trabalho registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) já atingem recorde histórico de 392 mil notificações, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Com informações de [email protected].