SINTESPE presente em Ato Público contra a privatização da Eletrobrás

Ato aconteceu na frente da sede da Eletrosul, em Florianópolis

A diretora do SINTESPE, Mariléia Gomes, participou do Ato contra a privatização do Sistema Eletrobrás, realizado na manhã de terça-feira (14), na CGT da Eletrosul, no bairro Pantanal, em Florianópolis. O ato contou com as presenças de dirigentes sindicais dos eletricitários e das demais categorias, trabalhadores em geral e de lideranças partidárias de oposição, e ocorreu simultaneamente à reunião na Bolsa de Valores, em São Paulo, onde o presidente Jair Bolsonaro entregava às mãos da iniciativa privada e dos banqueiros multinacionais, a preço de banana, a maior empresa de energia elétrica da América Latina.

“Trata-se de um negócio fraudulento, com uma votação feita na calada da noite e a valores ínfimos diante da importância da Eletrobrás para o país e a população como um todo”, protestou a dirigente do SINTESPE, adiantando: “O que teremos pela frente, infelizmente, é o aumento abusivo nas tarifas de energia elétrica, o povo tendo que optar entre pagar a conta de luz ou se alimentar”.

A entrega da do sistema Eletrobrás ao capital privado aconteceu em um leilão na quinta-feira (9). Os bancos que lideram a oferta são BTG Pactual, Bank of America, Goldman Sachs, Itaú BBA, XP, Bradesco BBI, Caixa Econômica Federal, Citi, Credit Suisse, JPMorgan, Morgan Stanley e Safra. “A luta dos eletricitários e de toda sociedade continua, precisamos tirar esse desgoverno do poder”, conclama Mariléia.