SINTESPE divulga nota de apoio ao Movimento em Defesa da Educação e da Soberania Nacional

SINTESPE divulga nota de apoio ao Movimento em Defesa da Educação e da Soberania Nacional

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de SC (SINTESPE-CUT) soma na luta contra as investidas do governo Bolsonaro à soberania nacional, à educação pública, aos serviços públicos e estatais, aos direitos dos trabalhadores e da juventude do País. 

O Senado acaba de votar em 1.º  turno a reforma da Previdência, mesmo tomando conhecimento da manipulação de números, feita pelo governo para roubar dos trabalhadores e da juventude o direito à aposentadoria. Com uma PEC Paralela o Senado quer estender essa reforma aos servidores dos estados e municípios. 

O STF aprovou o calote nos salários dos servidores públicos, permitindo que governantes  deixem de recompor anualmente as perdas inflacionárias. Isso depois de permitir que este governo venda, sem licitação, as subsidiárias das empresas estatais. 

O governador Carlos Moisés (PSL) já se declarou favorável á redução da jornada de trabalho e ao corte de salários dos servidores estaduais. Arbitrariedades de todo tipo vêm sendo cometidas em todos os setores do serviço público estadual.

O governo Bolsonaro, o Congresso Nacional e até mesmo o STF jogam juntos contra os trabalhadores e o povo. Agem em favor do mercado financeiro e da política de ajuste fiscal que gera os grandes lucros dos bancos. 

Mais do que nunca é preciso uma ação unida e contundente dos trabalhadores e da juventude para pôr fim a esta avalanche de ataques que está destruindo o país. 

É hora das Centrais Sindicais, a UNE, o ANDES, a FASUBRA, a FUP, a UBES, e tantas outras entidades do movimento social e popular se reunirem para discutir uma expressiva Greve Geral no país, capaz de derrotar o governo, antes que as conquistas sociais sejam completamente destruídas. 

Pensamos que essa é uma questão crucial para os trabalhadores, a juventude e a maioria do povo brasileiro.

 

SINTESPE – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina


Florianópolis, 3 de outubro de 2019