SINTESPE denuncia: CEDUP’s não cumprem medidas de quarentena contra o Coronavírus!

SINTESPE denuncia: CEDUP’s não cumprem medidas de quarentena contra o Coronavírus!

O SINTESPE está em plantão permanente durante o período de quarentena decretado no Estado, decorrente da epidemia de contágio pelo novo coronavírus, verificando se os órgãos estão cumprindo as determinações de segurança. Conforme o Decreto 515, editado na última terça-feira (17), apenas serviços essenciais deverão permanecer em atividade pelo período de sete dias. Os órgãos que ficam de fora da quarentena são os seguintes:

I – Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); 

II – Secretaria de Estado da Saúde (SES); 

III – Defesa Civil (DC); e 

IV – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

Desde ontem, há notícias de unidades dos CEDUP’s agrícolas ainda em funcionamento, descumprindo o decreto do próprio governador. Em São Miguel do Oeste, no CEDUP agrícola Getúlio Vargas, nossos dirigentes flagraram alunos em plena produção, desenvolvendo atividade nos setores agropecuários da instalação. No CEDUP Caetano Costa, em São José do Cerrito, região de Lages, também houve informação de atividades em andamento.

Nossos dirigentes flagraram atividades sendo executadas até por alunos bolsistas em unidades no interior do Estado.

O SINTESPE está acompanhando e mapeando, em todo o Estado, os órgãos que, ou estão descumprindo a legislação mantendo as atividades, ou não estão proporcionando condições mínimas de trabalho aos servidores das áreas da Saúde, Administração Prisional e Socioeducativa, Segurança e Fiscalização. O isolamento é fundamental nessa primeira fase de expansão do coronavírus e desrespeitar as medidas de contenção, além de irresponsável é criminoso. O Sindicato está providenciando representação aos órgãos competentes e solicitará informações ao Secretário de Educação e demais responsáveis. Estamos de olho!