Servidores aposentados do extinto DEOH têm dinheiro a receber no Sintespe

Servidores estaduais que trabalharam entre março de 1991 e abril de 1994 no então Departamento de Edificações e Obras Hidráulicas (DEOH), cujo nome mudou para Deinfra e, agora, Secretaria de Infraestrutura, têm dinheiro a receber. Trata-se da segunda parcela da Ação Trabalhista impetrada pelo SINTESPE em 1993, época em que o governo Vilson Kleinübing atrasava o pagamento de salários e das férias dos 182 servidores do órgão, quase todos já aposentados, alguns falecidos. A primeira parcela foi paga em 2019, sem a atualização monetária e os juros, totalizando R$ 824 mil. A Execução Complementar vai dividir outros R$ 500 mil restantes no Processo. Mas, 50 servidores ainda não entraram em contato com o SINTESPE informando a agência, número do banco, conta bancária e do CPF para que o Sindicato efetue o depósito.

Os valores estão depositados em conta especial do Sintespe, específica para o pagamento do Processo em questão. Para que o Sindicato possa transferir o dinheiro é necessário que os servidores venham até a sede ou a um dos núcleos de base no Estado, ou entrem em contato através do DDD 48, fone 3223-6097, fornecendo os dados bancários e CPF. “Se você, servidor ou servidora conhece algum colega ou familiar que tenha trabalhado no Deinfra naquele período, por favor, nos avise”, solicita a assessora jurídica, advogada Patrícia Caldieraro. Ela explica que, em caso de falecimento do(a) servidor(a), a família precisa se habilitar, “levando ao Sintespe a cópia do inventário ou partilha e a certidão de óbito, onde consta os nomes dos herdeiros”.

A Ação transitou em julgado no ano de 1997, mas somente 10 anos depois, em 2007, o Estado de Santa Catarina anexou os documentos necessários aos autos do processo e em 2019 efetuou os pagamentos. Para a presidenta do SINTESPE, Marlete Aparecida Gonzaga, o sucesso dessa Ação, depois de todos esses anos, demonstra o quanto o Sindicato tem importância na defesa dos direitos da categoria. “A perseverança e a determinação garantem as conquistas para todos os servidores, por isso é tão fundamental valorizar o seu Sindicato”, reforça. A advogada Patrícia Caldieraro completa: “Essa foi mais uma vitória incontestável do Sintespe”, destaca Patrícia, lembrando “de todo tipo de dificuldade para buscar os documentos de 1991 e fazer a execução”. A listagem completa dos servidores beneficiados e que ainda não procuraram o SINTESPE para confirmarem os dados bancários.

LISTAGEM ATUALIZADA