Secretário da Administração explica como será a nova gestão do SC-Saúde

O secretário de Estado da Administração, Milton Martini, apresentou, nesta sexta-feira (12), o novo modelo de gestão do plano de saúde do servidor estadual, o SC-Saúde. Os trabalhos para a implantação desse modelo já começaram e devem ser finalizados dentro de cinco meses. Até que seja concluída a última etapa, o segurado seguirá utilizando a Unimed. Martini garante que não haverá prejuízo ao beneficiário. “O servidor pode ficar tranquilo, pois o que modifica é a gestão, que agora passará a ser feita pelo próprio Governo”, afirmou o secretário.
O Governo do Estado decidiu pela gestão própria após a Unimed comunicar que não tinha mais interesse em dar continuidade na prestação do serviço. A partir daí, o Estado fez a licitação para contratar uma empresa especializada para dar suporte ao novo modelo. A licitante vencedora foi o Consórcio Santa Catarina Saúde.
Para Martini, a gestão própria busca facilitar ainda mais a vida do servidor. “Um exemplo disso é que o segurado poderá obter as respostas das autorizações na internet, sem precisar mais se deslocar até um local físico”, destacou.
Com a nova gestão, o beneficiário passa a agendar exames, internações e cirurgias nos prestadores credenciados no SC-Saúde, e não mais na Unimed. Esse credenciamento será feito durante o período de implantação. A garantia legal da cobertura do plano de saúde continua sendo a lei 306/2005 e o decreto 3.749/2005.
Confira as mudanças:
Consultas
Hoje, o segurado agenda a consulta médica com o médico cooperado da Unimed. Com a gestão própria, ele passará a agendar com o médico credenciado pelo plano ou diretamente com o médico da família e clínico-geral no escritório do SC-Saúde.
Solicitação de exames e cirurgias
Atualmente, a solicitação de exames e cirurgias, por parte dos médicos, é feita em papel. Após a implantação da nova gestão, o médico poderá requisitá-los diretamente no sistema do SC-Saúde via internet.
Solicitação de exames, internações e cirurgias por parte do segurado
O modelo em vigor exige que o segurado faça o pedido de exames, internações e cirurgias nos escritórios da Unimed. Quando o novo modelo estiver em funcionamento, apenas as cirurgias de alta complexidade precisarão ter as solicitações feitas nos escritórios do SC-Saúde.
Medicina preventiva
O serviço de medicina preventiva também será desenvolvido pelo plano de saúde.
Informações adicionais:
Julia Zanatta
Secretaria de Estado da Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *